segunda-feira, 14 de maio de 2018

Sobre formigas e miojo - Francine Lima


Sobre formigas e miojo

* Por Francine Lima

Aquilo me surpreendeu tremendamente. Como puderam as formigas que habitam as paredes do meu apartamento – digo: do apartamento que eu alugo – ignorar o miojo que eu deixara exposto dentro duma panela aberta? Pela primeira vez, eu as presenteara com metade do pacote de pseudomacarrão, de propósito, deixando durante a noite inteira aquele cheiro de tempero forte e exageradamente salgado se espalhar pela cozinha, acreditando ser um irresistível chamariz para as até então mal desejadas operárias artrópodes. E elas reagem assim, com desdém!

Enquanto eu observava o curioso fato, procurando, esperançosa, alguma representante das tradicionais invasoras, peguei, distraída, um copo de vidro para encher com água fresca e matar a sede da manhã. Eis que vejo, quase tarde demais, uma pequena formiga boiando dentro do copo, molhada daquela água que eu crera livre de micro e miniorganismos.

Ora, pois! Se até o galão de água elas invadiam, por que haveriam de estar tão desinteressadas no miojo? Noutro dia me ocuparam todos os pães franceses do pacote de papel, não perdoando nem mesmo o único alimento que me restara para o lanche da tarde. Ainda que de véspera, era um farto pacote de pães! Eu tentava expulsá-las, cuidadosamente, retirando-as com a ponta dos dedos, mas elas insistiam em ficar e adentravam ainda mais profundamente na massa semi seca.

Agora... no miojo, nada. Eu, tão adepta das boas dietas, da alimentação de qualidade, só porque fora surpreendida por um telefonema que não pude interromper e que me tomou o tempo de cozinhar algo melhor, vi-me sem alternativa diante do pacote de miojo, o único que havia no armário, justamente para emergências como aquela... Eu, tão amante dos bons pratos e descrente da comida rápida... Eu, tão convicta do bem comer, tive de consumir tal produto. E as formigas... nem elas gostam de miojo.

*Jornalista, redatora de livros sob encomenda e autora dos blogs www.textosentido.blog-se.com.br e http://nuncafuigorda.blogspot.com. Vive escrevendo sobre as relações entre a comida e a vida cotidiana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário