sábado, 12 de maio de 2018

O antigo Posto 3


O antigo Posto 3

* Por Clóvis Campêlo

Segundo Raul Lopes no site Skyscrapercity, com a chegada dos edifícios a Boa Viagem, entre as décadas de 40 e 50, as pessoas passaram a frequentar mais a praia que leva o mesmo nome do bairro. Com isso, foi preciso construir postos salva-vidas. 70 anos depois ainda restam seis desses antigos postos, uma espécie de patrimônio histórico de Boa Viagem, ou verdadeiros itens de memória afetiva do bairro.

Há cinco anos o publicitário Wellington Ferraz pensava em dar uma nova vida e uso a esses antigos postos – foi aí que ele se uniu à Nuvem Produções para dar vida ao projeto Salva Arte, viabilizado pela Prefeitura do Recife. Agora, no lugar de postos salva-vidas inutilizados, a praia ganhou verdadeiras obras de arte assinadas por artistas locais.

A grafitagem que ornamenta o antigo posto 3, foi feita pelo artista plástico Gláuber Arbos.

Aliás, sobre o bairro da Boa Viagem com a sua praia, vale a pena transcrever as palavras do escritor João Braga no livro Trilhas do Recife – Guia Turístico, Histórico e Cultural: “O bairro de Boa Viagem iniciou o seu adensamento populacional após a implantação da linha de bondes elétricos, em 1924, através da construção de uma ponte metálica de 700 metros sobre a estrutura do emissário de esgotos ali existente. Até então, a única forma de se chegar ao bairro era por barcos. Nessa mesma época, deu-se a implantação da Avenida Boa Viagem. Mas, já na metade do século XVII, surgia a povoação de Boa Viagem. Em 1858, com a passagem do trem da Estrada de Ferro do Recife a São Francisco, começou a ser mais procurada. Em 1906 o bairro possuía apenas cerca de 60 casas. Em 1925, intensificou-se a construção de prédios na avenida”.

Difícil era imaginar, naquele tempo, que o bairro se transformaria nesse conglomerado arquitetônico com uma grande população e com características próprias, cosmopolitas.

Hoje, os velhos postos remanescentes sobrevivem ao lado de postos mais novos feitos em madeira, com outra concepção arquitetônica e bem mais próximos à praia.

Principalmente nos finais de semana, quando a movimentação na praia aumenta de forma impressionante, é necessária a atenção redobrada dos salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

Sem falar que hoje a praia da Boa Viagem é considerada uma das mais perigosas do mundo por conta dos ataques dos tubarões.


* Poeta, jornalista e radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário