terça-feira, 15 de maio de 2018

Apois, viu? - José Calvino de Andrade Lima


Apois, viu?”


* Por José Calvino


- Os homens recusam-se a trabalhar e a estudar ao verem que a sociedade cumula   de  privilégios os ociosos  e  os ignorantes.  E  é por falta  de  justiça   que os Estados   se convertem em confabulações de favoritos e de charlatães, sempre dispostos a lucrar  da pátria, mas  incapazes  de a honrarem   com obras dignas.(José Ingenieros)


Apois, viu? – disse o advogado semianalfabeto de Azambujanra.
- Pois, pois, pois, viu? – disse corrigindo o “Apois” do dito cujo.

Na periferia do grande Recife a moda do “Apois, viu?”, pegou em cheio. Nas grandes cidades já vem há muito tempo  o “Não existe” com o existindo, o “Cheio de direito”  com o todo errado, “Caralho” por qualquer coisa, e por aí vai... Até o imbecil do advogado, quando se referiu à multa de dez mil reais que o governo - desde 2005 - deve ao meu amigo Azambujanra, disse:

- Quem é o advogado, eu ou você? Eu sei o que estou fazendo. Apois, você vai ter o privilégio de saber um dos segredos de justiça, caralho, um prisioneiro  é condenado a dez anos de prisão, o advogado  recorrendo pode aumentar, diminuir ou ficar no mesmo.
- Quer comparar prisioneiro com dinheiro? – rindo com ironia – até rimou, não foi?, então eu peguei dez anos de cadeia e foram feitos os cálculos  reduzindo  a pena pra quatro anos?
- Apois, é!

Permitam-me meus leitores, simples estilo, com observações e reminiscências, os condenados no processo do mensalão, por exemplo, têm direito, a cada três dias trabalhados, à pena reduzida em um dia. O condenado que quiser estudar também consegue redução da pena. Neste caso, para cada 18 horas de curso um dia é reduzido. Será que o preso comum tem esse direito? Aproveitando o ensejo, vamos para a contabilidade do ex-presidente Lula sobre o  julgamento do mensalão que, segundo ele, teve 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica. Ora, esses governos com conivência da justiça,  falam mais alto que a lei. Todos nós sabemos que o governo nunca investiu na educação, saúde e emprego digno. De um país que só vive de miséria, prostituição, jogos de azar..., as autoridades sendo subornadas pelos poderosos, nada mais se pode esperar! Conversando com colegas da justiça, me disseram que tem advogado que chega a colocar na petição  “data venha”, ao invés de data vênia, isso não é uma vergonha?


- Arranjei uma namorada advogada, fora de série! – disse Azambujanra.
- Apois, viu?


* Escritor e dramaturgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário