domingo, 3 de dezembro de 2017

Pensando em você


* Por Pedro J. Bondaczuk


"Ao ver uma rosa branca
o poeta disse: que linda!"
(Vinícius de Moraes)



Na alameda tortuosa
e sombria de um jardim
de sonhos, e reclinado
em touceira de capim
a ouvir um bem-te-vi,
sem perceber, distraído,
de repente adormeci.

Trinados de passarinhos
agudos e dissonantes,
confusas algaravias,
e sons suaves, mansinhos,
compunham harmonias
bárbaras e aberrantes.

Brisa leve e perfumada
excitava os sentidos
como sua mão, doce amada
e seus beijos comovidos
excitam minha paixão.
Abelhas voavam em volta...
Flores secas pelo chão...

Com o sangue a ferver,
delirante sensação,
sem muito senso ou nexo,
exacerbada emoção,
desejo ardente de sexo,
tomaram meu corpo tenso,
angustiado e ansioso.

No céu, surgia Vesper.
A tarde aos poucos descia.
Mas a menina mulher
me amava, me enlouquecia,
excitava meus sentidos,
a libido exacerbava
se dava e prometia
novas delícias sem fim.

Pobre de mim! Não sabia
que era somente ilusão.
As notas, a algaravia
dessa rústica canção,
.nada disso existia.
A fêmea era miragem,
mera idealização,
uma ilusória imagem,
sem rosto, boca ou mão.

Ao despertar (ah! que pena!)
beijava uma rosa branca,
a tristeza era plena
e a frustração era franca.
E sem saber nem porque,
pensando ainda em você,
com a flor em minha mão,
distraído, exclamei:
"Ah! Meu Deus! Como ela é linda!"

(Poema composto em São Caetano do Sul, em 26 de abril de 1964).



* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk



Nenhum comentário:

Postar um comentário