terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Novo Ano


*Por José Calvino


Um Novo Ano se aproxima com a maioria do nosso povo, como sempre, entusiasmado com as festividades que o antecedem: shows, réveillon, mentiragens fantasiosas no tocante às áreas de justiça, saúde, educação e segurança. Eu considero, repito, o dia primeiro como o dia mais hipócrita de todos os tempos. Por que esse mesmo povo, nos demais dias não se esforça com a mesma emoção e luta para mudar para melhor o nosso país?  Sinceramente, acho importante o Governo Federal investir na autodisciplina a fim de possibilitar a educação da vontade do desenvolvimento das capacidades física, intelectual e a moral da população.

A meu ver, sem dar uma solução aos problemas existentes e ainda por cima dizer que o poder dos políticos vem de Deus é uma prática  alienante. Conheço gente que faz apologia ao regime ditatorial e ainda quer a volta dos militares. Só mesmo quem não lê e não conhece a história para não saber que no tempo da ditadura Vargas, ou Estado Novo, o regime era apoiado pelas classes médias e por amplos setores das burguesias e que essa mesma ditadura regia uma polícia que agia segundo o regime, não respeitando a cidadania  da ingente maioria do povo brasileiro.


Finalizo esta crônica repetindo que a fé popular deve manter-se acima das alianças formuladas em gabinetes refrigerados ou em hotéis de luxo. Os interesses populares devem se sobrepor a todas as alianças e interesses pessoais ou de grupos políticos, sob pena de jogarmos pelo ralo os sonhos e anseios de milhões de brasileiros. Vamos ver para que  este ano (2018) seja   o momento de enterrarmos séculos de injustiças, com a construção de uma nova pátria. Existe um Programa Estadual de Desburocratização do Governo Federal do Estado. Quando se lê: “Vamos agilizar e simplificar o atendimento ao cidadão”, percebemos claramente que, na prática, alguns setores não tratam, principalmente os pobres, como pessoas cívicas. É inexistente o tratamento digno aos cidadãos! Fazendo-nos distanciar desta politicagem festiva, comemorada por aqueles que só conhecem o País pelo que  escutam dele falar, mas que estão alheios e alienados da real verdade de penúria desta gigantesca e injustiçada nação, a qual amamos, idolatramos, chamada Brasil!!! 

*Escritor e teatrólogo


Nenhum comentário:

Postar um comentário