terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Novo Ano

* Por José Calvino

Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições
De morrer pela pátria e viver sem razão”
(Geraldo Vandré)

Um Novo Ano se aproxima com a maioria do nosso povo, como sempre, entusiasmado com as festividades que o antecedem: shows, réveillon, mentiras fantasiosas no tocante às áreas de educação, saúde, justiça e segurança.

Na área de segurança, o atual ministro da Defesa, Raul Jungmann, sugeriu ao presidente da República a criação de uma Guarda Nacional subordinada às Forças Armadas. Talvez o ministro não saiba que a extinta Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em 1831, durante o período regencial e desmobilizada em setembro de 1922…

Não é possível que o referido ministro não saiba que militares das Forças Armadas já fizeram palhaçadas diversas nas ruas do Grande Recife e em 14 municípios. Eles exerceram atividades de competência da Polícia Militar.

A ação foi solicitada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e autorizada pelo presidente da República, Michel Temer.

A meu ver, é preciso dar uma solução aos problemas existentes. Cadê a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 300-A de 2008, que trata da unificação dos salários dos policiais em todos estados do Brasil?

Conheço pessoas que só conhecem o País pelo que escutam dele falar, mas que estão alheias e alienadas da real verdade de penúria desta gigantesca e injustiçada nação. E ainda fazem apologia ao regime ditatorial. Só mesmo quem não lê e não conhece a história.


* Escritor e dramaturgo pernambucano




Nenhum comentário:

Postar um comentário