terça-feira, 21 de novembro de 2017

Hipocrisias

* Por José Calvino



No dia 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, foram desfechados ataques terroristas pela organização Al-Qaeda que entraram para a história da humanidade. Dois aviões que cruzaram Manhattan, em Nova Iorque, naquela manhã, atingiram o complexo do World Trade Center, onde estavam 17 mil pessoas.

Outra aeronave despencou meia hora depois sobre a sede do Pentágono e um quarto avião caiu na Pensilvânia. Mais de 3 mil pessoas morreram, incluindo os 19 terroristas. O que ocorreu nesse dia me fez reler o que há mais de 100 anos o escritor Tolstoi escreveu em seu livro “O Reino de Deus Está em Vós”, mostrando que: "A hipocrisia geral penetrou a tal ponto no corpo e na alma de todas as classes da sociedade atual que nada mais pode indignar quem quer que seja”.

Não é à toa que a hipocrisia, em seu sentido próprio, significa representar um papel: e representar um papel, qualquer que seja, é sempre possível. Fatos como estes: ver os representantes de Cristo abençoar os assassinos que se enfileiram, armados contra seus irmãos, apresentando os fuzis para a bênção; ver os padres de todos os credos cristãos participarem, necessariamente, como carrascos, das execuções capitais; reconhecerem, com sua presença, que o homicídio é conciliável com o cristianismo (um pastor assistiu à experiência da execução pela eletricidade), nenhum destes fatos surpreende mais ninguém... mais do que podem fazê-lo centenas e milhares de homicídios cometidos por ignorantes e muitas vezes sob o ímpeto da paixão. (Ver Obras Completas de Jukovski, Vassili Andreivitch; célebre poeta russo).



* Escritor pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário