quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Você nunca morrerá!

* Por Edir Araujo
 
Esta é a mais uma das verdades mais instigantes: Você nunca morrerá! Isso pode parecer uma das coisas mais absurdas que você já leu ou já ouviu. Mas considere o seguinte:  Enquanto você permanecer vivo no coração das pessoas que o amam, você nunca morrerá, continuará a existir.

Os poetas, por exemplo, nunca morrem. Por que? Porque permanecem vivos na memória das pessoas. Refiro-me aos grandes poetas, evidentemente, tais como Castro Alves, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Drummond, e muitos e muitos outros. Como acontece também com os grandes luminares da humanidade, assim como Gandhi, Einstein, Santos Dumont, Tomas Edson, e por aí afora…

Perpetuaram-se, e são lembrados de geração a geração. Quanto a você não é diferente. Desde que fique no coração e na memória daqueles que o amavam em vida, família, amigos, etc.  E que continuam amando-o, o que faz de você mais vivo do que nunca.

Quando um ente querido vai embora (cabe aqui, adequadamente, um eufemismo) muitas pessoas evitam mencionar o seu nome, exaltar seus feitos, seus exemplos, suas qualidades. Se lembram, guardam para si mesmos. Pra que isso?

Deve-se mencioná-los, reverenciá-los diariamente, não apenas em pensamentos mas também em conversas, no dia a dia. Agora, a mais excruciante das verdades: se depois de algum tempo você for completamente esquecidos, você nunca existiu.


* Edir Araujo é poeta e escritor, autor dos livros A PASSAGEM DOS COMETAS, GRITOS E GEMIDOS e BONECA DE PANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário