terça-feira, 29 de agosto de 2017

Desmilitarização das polícias


* Por José Calvino

Polícia significa segurança pública e indivíduo pertencente àquela corporação é policial, podendo-se dizer que polícia é como um termômetro que serve para medir o grau da civilização de um povo. No Brasil temos três polícias: a Militar (força auxiliar, reserva do Exército), a Civil e a Federal.

Em 2010, escrevi perguntando ao então presidente Lula o por quê de o governo não propor uma Emenda Constitucional unificando as polícias Civil e Militar? Só assim não haveria disparidade salarial e as PM’s deixariam de submeter-se à hierarquia militar. Ele respondeu com argumentos que não me convenceram, pois os policiais militares de todos os Estados do Brasil estão aguardando agilidade na Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trata da unificação dos salários. Ora, se não unificar as polícias, como serão unificados os salários? Alegou o mesmo que na maior parte das democracias do mundo existem mais de um tipo de polícia. Em geral, uma delas tem o perfil militar, enquanto outra é responsável pelas investigações. E que vem aprimorando as nossas polícias, com um dos maiores programas de educação em segurança do mundo!!!

Quanto ao “aprimoramento” das polícias, não consigo atestar isso, pois estas vêm piorando a cada dia, com muitos policiais mal-educados e sem nenhum treinamento. E, desse jeito, só quem padece é a sociedade, constantemente insegura. Unificando as polícias não haveria disparidade com os federais e a união seria mais ampla, abrangendo toda a polícia do País, a exemplo da conversão das polícias militares em guardas civis, com os seguintes postos hierárquicos da PM, para a futura polícia:

Praças – guarda simples à 1ª classe; Oficiais subalternos – fiscais de 3ª/2ª classe; Oficiais intermediários – fiscais de 1ª classe; Oficiais superiores – inspetores, chefes, comandantes, etc; À paisana – delegados, comissários, escrivães, detetives e investigadores.

Mais uma vez relembro que, se feito isso, ao meu ver, as PMs do Brasil deixarão de submeter-se à hierarquia militar. Para mim, deveriam permanecer exclusivamente as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).


*Escritor, poeta e teatrólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário