sexta-feira, 14 de julho de 2017

O Chapadão

* Por Benedito Sampaio

De minha casa avisto um pedacinho
do Chapadão, iluminado e verde.
Em cima, o grande guarda-sol azul;
embaixo, pela encosta,
rubros telhados de casinhas novas...
Eu vi quando brotaram pela encosta
estes loiros telhados,
estas casinhas lindas
que a mão do meu irmão plantou, cantando...
Que a mão do meu irmão regou, suando!

--- E que é da tua casinha,
meu irmão operário?---

Ah, se não fosse a tua mão de couro duro,
se não fosse a tua mão, que o suor salgado
vestiu de luvas de papel de lixa,
o Chapadão iluminado e verde
só teria por cima o guarda-sol azul
que Deus abriu na altura!

Foi teu suor que brotou pelas encostas
estas casinhas de telhado ruivo...
Mas...

--- Onde está tua casinha,
ó meu irmão operário?


Do livro “Tangolomango”



* Professor, poeta e escritor, um dos fundadores da Academia Campinense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário