quarta-feira, 17 de maio de 2017

Conversa de passarinhos


* Por Núbia Araújo Nonato do Amaral


No interior da mata, do alto de uma frondosa árvore, dois pássaros confabulam. O belo Galo-da-Serra com sua plumagem alaranjada e tão vistosa pensa em dar um trato na sua aparência, afinal está quase na época do acasalamento. O amigo Tuiuiú o acalma elogiando a sua beleza, com todo o respeito, é claro.

Os dia se passam e o festival de exibicionismo começa. O belo sacode as asas daqui, empina o peito dali, arrisca uns gorjeios e nada! São tantos os pretendentes que as fêmeas o ignoraram. Nem a sem graça da Seriema o olhou.

O Galo-da-Serra desceu e foi até a beira do lago para ver se havia algo de errado com a sua aparência. Espia daqui, confere dali e, num suspiro conformado, se achando o mais belo dos belos, certifica-se de que não há nada de errado com ele.

No dia seguinte, novo desfile, mas dessa vez ele fica lá de cima espreitando uma possível parceira até que a viu. Ela era diferente, as formas mais arredondadas, olhinhos espertos, um pitéu! Parecia meio perdida, se assustava com as investidas e aquele seu jeitinho de inocente ouriçava os machos de plantão.

Afinal,...de onde saiu aquela fêmea tão incomum? E aquele seu gingado que desarrumava? As fêmeas, preocupadas com a concorrente, começaram a dar mole para qualquer um. Galo-da-Serra foi logo tratando de dispensar a Seriema, que saiu ventando.

O amigo Tuiuiú, sabendo do alvoroço, voou até lá e se acercou das novidades. Vendo a empolgação do amigo, pediu que lhe mostrasse a tal beldade. O belo apontou na direção da sua musa entre suspiros.

Tuiuiú olhou, olhou e depois de muito ponderar, bateu nas costas do amigo desencorajando-o: “Sai dessa amigo, ela é uma galinha”.




* Poetisa, contista, cronista e colunista do Literário

Nenhum comentário:

Postar um comentário