sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Impressões

* Por Eduardo Oliveira Freire


Faz tempo que não visitava a zona sul do Rio de Janeiro, apesar de morar na capital.

Nesse final de semana que passou fui a Ipanema passear e confesso que me senti um estrangeiro. Vi vários estrangeiros e pessoas diferentes, que não estou habituado a ver. Senti certo encantamento, confesso. Principalmente, por me perceber numa bolha de modernidade cosmopolita!

Mas, observando mais um pouco, percebi que a zona sul não é para iniciantes (parafraseando Tom Jobim). Há o outro lado dos moradores de ruas e os perdidos pela vida.

Já ouvi tantas histórias de pessoas que foram à ruína, por causa do sonho de viver na zona sul. Contraíram dívidas e se prostituíram. Transformaram-se em insetos que se jogam na luz das lâmpadas até morrerem.

Sei lá, a gente sempre almeja o paraíso, entretanto, muitas vezes, está na nossa cabeça. Viver só de ilusão é perigoso.

Por isso, tomarei a seguinte atitude. Não deixarei de passear em Ipanema e ver o pôr do sol no Arpoador. Porém, voltarei para minha casa de um bairro tão tão distante, onde continuarei a viver minha rotina.

Viajar é preciso, voltar às raízes é fundamental, permanecendo entre a leveza do sonho e o peso do cotidiano.

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário