terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Novo Ano


*Por José Calvino


“Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições
De morrer pela pátria e viver sem razão”
(Geraldo Vandré)


Um Novo Ano se inicia com a maioria do nosso povo, como sempre, entusiasmado com as festividades que o antecedem: shows, réveillon, mentiragens fantasiosas no tocante às áreas de educação, saúde, justiça e segurança.

Na área de segurança, o atual ministro da Defesa sugeriu ao presidente da República a criação de uma Guarda Nacional subordinada às Forças Armadas. Talvez o ministro não saiba que a extinta Guarda Nacional foi uma força militar organizada no Brasil em 1831, durante o período regencial e desmobilizada em setembro de 1922...

Não é possível que o referido ministro não saiba que Militares das Forças Armadas já estão nas ruas do Grande Recife. Foram deslocadas tropas das Forças Armadas para atuar também em 14 municípios. Elas estão exercendo atividades de competência da Polícia Militar.

A ação  foi solicitada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e autorizada pelo presidente da República, Michel Temer.


A meu ver, sem dar uma solução aos problemas existentes, como seja: Cadê a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 300-A de 2008, que trata da unificação dos salários dos policiais em todos estados do Brasil?

Conheço pessoas que só conhecem o País pelo que  escutam dele falar, mas que estão alheias e alienadas da real verdade de penúria desta gigantesca e injustiçada nação. E ainda fazem apologia ao regime ditatorial. Só mesmo quem não lê e não conhece a história. 


*Escritor, poeta e teatrólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário