terça-feira, 29 de novembro de 2016

Tico e Teco


* Por André Luís Aquino


É através dos pensamentos que construímos nossa vida.

Pesquisadores afirmam que temos cerca de 60 mil pensamentos num só dia. Parece pensamento demais pra uma cabeça só, não acha? Uma brincadeira muito comum entre as pessoas é mangar de si mesmo dizendo que têm na cabeça só dois neurônios, o Tico e o Teco (alusão a dupla de esquilos abobados personagens das histórias da Disney). Mas esses dois esquilos são capazes de coisas maravilhosas, muito mais do que ficar correndo atrás de nozes.

Através dos nossos pensamentos acredito que somos capazes de mudar e antecipar os rumos da nossa vida. Buda dizia que: “Tudo o que somos é resultado do que pensamos”. A síntese de todas as filosofias de auto-ajuda gira em torno do pensamento. E melhor auto-ajuda do que autodestruição. Temos mesmo a capacidade criar uma condição melhor através de nossos próprios esforços. Toda ação começa com um pensamento.

“Aquilo a que você resiste, persiste.”, assim Carl Jung definia sobre a parte de nós mesmos que nada contra a maré, os pensamentos negativos. O poder do pensamento é citado por Jó (a história da Bíblia que mais me fascinou) “O que eu temo me sobrevém e o que receio me acontece”. O maior adversário que temos somos nós mesmos, não sei quem é o pensamento positivo ou negativo, se é o Tico ou Teco, mas cada um está de um lado lutando por essa noz dentro de nós.


* Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário