terça-feira, 23 de agosto de 2016

Um bom ladrão


* Por José Calvino


Um bom religioso, desses que incontestavelmente se vêm revelando um verdadeiro ladrão que se diz: “ama  a Deus”, não leu a primeira Epístola de João 4: 20-21:

“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos da parte dele este mandamento, que aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão.”

Todos nós deveríamos saber que  Jesus era um homem inteligente, que aplicava muito bem as palavras de amor e bondade, era um ser humano igual aos outros, nascido de relação entre um homem e uma mulher. Ele nasceu pobre, viveu no meio do povo, ele propôs aos homens se amarem como irmãos e paz para todas as pessoas (no Brasil, enquanto o governo não investir em saúde e educação, não haverá paz).

Com todo o coração  e espírito, sem fingimentos ou pieguismos, sem julgar-se um teólogo que não se reveste de hipocrisias e de mentiras como certos politiqueiros da pior espécie que cultuamos nocivos ensinamentos  não respeitando a cidadania da ingente maioria do povo brasileiro. Por isso, prefiro um ímpio honesto, a milhões de religiosos hipócritas que vivem mergulhados no ventre da avareza e do orgulho.

É notório que os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) há anos estão corrompidos e que os cidadãos estão reféns dos desmandos de quem deveria defender seus direitos. Um absurdo!

Por estes e outros motivos, não sirvo para enaltecer os ladrões de paletós e gravatas que manipulam pessoas supersticiosas e incultas!!!

Enfim, termino esta crônica com a poesia intitulada “Entregue a Deus”:

Eu vou dizer
Muitos usam o nome de
Deus em vão.
Quem já não leu
Aqueles adesivos nos vidros
Traseiros dos carros?
“Deus me deu de presente”,
“Esse carro é propriedade de Jesus”,
“Esse veículo é guiado por Deus”,
“Deus é fiel...”

Um bem ou mal:
“Deus tá vendo!”
Não paga o que deve:
“Deus lhe pague!”
Pedindo esmola:
“Deus te abençoe!”
Fazer um pedido:
“Se Deus quiser!”
Pedido alcançado:
“Graças a Deus!”

De um perigo eminente:
“Deus me salvou!”
Correndo tudo às mil maravilhas:
“Deus é pai...”


*Nota – Acredite se quiser: Na Bíblia o nome do “bom ladrão”, não aparece. Ele expressa a crença de que Jesus “virá no Reino de Deus”, e este pede que, nesse dia, Jesus se lembre dele.

*Escritor, poeta e teatrólogo pernambucano.Vejam e sigam Fiteiro Cultural: Um blog cheio de observações e reminiscências – http://josecalvino.blogspot.com/           


Um comentário: