sexta-feira, 20 de maio de 2016

Critérios de avaliação


* Por Rodrigo Ramazzini


Ser convidado para tomar café na casa da tia Neta, ainda mais em um dia de frio e chuva, era o melhor que eu poderia esperar para um sábado à tarde. Seus cafés eram repletos de iguarias, um café colonial, pode-se assim traduzir. Chego à casa da tia por volta das 17:00h,  a mesa já estava servida, só esperavam a minha chegada. O tio Valmir já se encontrava sentado à mesa, junto-me a ele, e logo, começamos uma longa e prazerosa conversa.

Entre fatias de bolo e pão, questiono a tia Neta a respeito de como estava o aniversário de 15 anos da sua afilhada, a Mônica, que acontecera no sábado anterior. A tia prontamente responde:
-Meu filho! Eu não gostei do aniversário.
-Por que tia?
-Bom, primeiro vou lhe falar da comida: o arroz estava mal-cozido e a salada de maionese estava com um gosto horrível... Sem falar da alface.
-E a aniversariante, o vestido era bonito?
-O vestido era lindo... Só não gostei do véu que colocaram nela... A decoração que não estava bonita.
-Por quê?
-Foi usada na decoração a cor rosa, só que um rosa pálido... Sem graça.
-É...
-Guri! Tu tinhas que ter visto os garçons, tudo de gravatinha borboleta e cabelo lambido... Tinha um parecidíssimo contigo... Coisa mais linda.
-Eu de gravata borboleta?! Por favor tia, não! Eu não. E os pais da aniversariante?
-O Silvio estava muito elegante... Já a Berenice... Eu não gostei do vestido e do cabelo dela.
-Mas e a festa? Pelo menos estava animada, o pessoal dançou?
-Que nada! Ficaram todos sentados com cara de sono.

Enquanto eu conversava com a tia sobre o aniversário, o tio Valmir lutava bravamente para abrir a tampa de um pote de mel. Foi então que lhe dirigi a palavra:
 -E você tio, também não gostou da festa?

E ele respondeu secamente:
-Eu adorei... O churrasco estava bem assado e a cerveja bem gelada!


*Jornalista e contista gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário