sexta-feira, 24 de julho de 2015

Troca da Medicina pela Literatura

O escocês Archibald Joseph Cronin – nascido em Cardross, em 19 de julho de 1896 – tem uma trajetória de vida no mínimo pitoresca. Fez, por exemplo, uma escolha que poucos fariam. Trocou a Medicina, que cursou com imenso sacrifício, pela Literatura que, salvo exceções, não permite que alguém viva com conforto e tranqüilidade financeira. Muito pelo contrário. Constituiu-se, todavia, em uma dessas raras exceções. Deu-se muito bem como homem de letras. Descobriu essa vocação quase que por acaso. Como tinha talento para escrever, tornou-se romancista dos mais consagrados até sua morte, ocorrida na cidade suíça de Montreux, em 6 de janeiro de 1981, seis meses antes de completar 85 anos de idade. Confesso que, por mais que goste de Literatura (e gosto demais!), eu não faria essa troca em hipótese alguma. Admito, todavia, que cada caso é um caso.  Mas... contemos essa história com um pouquinho mais de ordem e de coerência.

Cronin mostrou-se um filho amoroso e leal. Perdeu o pai ainda quando criança, quando coube à mãe, mulher guerreira, no melhor sentido da palavra (o figurado) a manutenção da casa. Casou-se muito jovem, mas o casamento durou pouco, com a morte da esposa  Como a mãe não conseguisse sobreviver sozinha, não teve dúvidas: sem vacilar, voltou à casa materna dois anos depois de enviuvar, para ajudá-la a sobreviver com dignidade. Cronin, apesar das dificuldades financeiras, tinha um sonho: cursar Medicina. Diga-se a seu favor que era bom aluno. Porém, não tinha dinheiro para cursar o que tanto queria.

Com muito esforço, e principalmente ajudado financeiramente por um tio, entrou, finalmente, na faculdade. E, em 1919, aos 23 anos de idade, formou-se médico. Qualquer outro se daria por satisfeito com esse sucesso. Afinal, fora uma conquista que compensou todos os sacrifícios feitos. Serviu algum tempo como cirurgião a bordo do Royal Navy. Após esse estágio, passou a atender em consultório próprio, no País de Gales, para onde se mudou depois do novo casamento. Tudo indicava que sua vida profissional estava resolvida. Não tardou para ser nomeado Inspetor Médico de Minas e a começar a empreender estudo detalhado das doenças que afetavam os mineiros de carvão.

Sujeito sensível e aplicado, vivia aflito com as péssimas condições sanitárias do lugar. O que mais o incomodava era o fato de não conseguir dar conta das doenças causadas pelas condições insalubres das minas, sobretudo a silicose. Foi tamanho seu empenho, e foram tantas as frustrações que passou, além da imensa quantidade de casos que tinha que tratar, que não demorou para Cronin entrar em um processo de esgotamento, tanto físico, quanto psicológico. Pudera! Ninguém é de ferro! Com a saúde abalada, viu-se obrigado a dar um tempo nas suas atividades médicas, retirando-se para as montanhas, em busca de ar puro e de tranqüilidade. Foi aí que o acaso atuou e mudou sua trajetória de vida por completo.

Possivelmente por “hobby”, para preencher o tempo ocioso, Archibald Joseph Cronin começou a escrever um livro. E, logo de cara, um romance! O texto fluiu. Quase sem perceber, redigiu uma história de mais de 400 páginas, uma temeridade para veteranos, imaginem para um “projeto de escritor”. Surpreendentemente, descobriu ser detentor de um estilo agradável, atrativo, gostoso de ler. Foi assim que nasceu o romance “O castelo do homem sem alma”. É desses livros que, apesar da quantidade de páginas, não cansa. Você quer logo chegar ao desfecho, ao final, sem nem mesmo perceber que leu tanto. Para surpresa geral, o romance foi estrondoso sucesso de crítica e de público. Cronin resolveu dar mais um tempo na Medicina. Não tardou para vir um segundo romance. Afinal, o sucesso do primeiro poderia não passar de “sorte de principiante”. Mas não foi.

O livro “Sob a luz das estrelas” confirmou o sucesso de “O castelo do homem sem alma” (que no Brasil recebeu primorosa tradução de Rachel de Queiroz). Foi, inclusive, vendido a um grande estúdio de cinema. Nascia, ali, magnífico romancista. A redação do terceiro livro, “A cidadela” (o mais polêmico, mas para mim o melhor de todos os que escreveu), apenas confirmou que ali estava um dos mais completos ficcionistas do século XX. Alcançou êxito retumbante. Foi então que Cronin decidiu renunciar de vez à medicina, para viver exclusivamente de sua produção literária. Eu não tomaria essa decisão. Tentaria conciliar as coisas e exercer, simultaneamente, as duas atividades que, aliás, nem mesmo são incompatíveis. Nosso (saudoso) Moacyr Scliar fez isso. Tornou-se magnífico escritor sem abrir mão da Medicina. Mas...

É aquela história do “em cada cabeça uma sentença”. O prestígio de Cronin cresceu mais ainda quando, com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, mudou-se com a família para os EUA. Findo o conflito, fixou-se na Suíça, sem nunca parar de escrever (e de fazer sucesso). Foi um caso raro em que a Literatura permitiu a alguém se sustentar e ganhar mais do que talvez conseguiria como médico. Talvez, sabe-se lá! Todavia, correu um risco que, reitero, eu jamais correria. O saudoso escritor e teólogo Rubem Alves (de cuja companhia tive o privilégio e a honra de privar, tanto no Correio Popular de Campinas, quanto na Academia Campinense de Letras), escreveu, em um de seus tantos textos: “Amo a minha vocação, que é escrever. Literatura é uma vocação bela e fraca”. Todavia ponderou, com o bom senso que o caracterizava: “O escritor tem amor, mas não tem poder”. E não tem mesmo, sobretudo no Brasil. Archibald Joseph Cronin fez uma “troca” que dificilmente dá certo para alguém, mas que para ele deu. Optou pela Literatura, em detrimento da Medicina. E se deu bem!!!

Boa Leitura.

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

  

Um comentário:

  1. Conheci Cronin com Cidadela, através da minha colega, hoje anestesista, Margarida Batista, no 1º ano de medicina.

    ResponderExcluir