quinta-feira, 18 de junho de 2015

Tarde demais 29 – Encomenda

* Por Gustavo do Carmo

Atendeu, com voz bem tremida, o interfone que tocava insistentemente.
— Quem é?
— Encomenda para a senhor Péricles Soares.
— Você poderia subir, por favor? É que eu sou idosa e não posso mais descer escada rápido.
— Claro, minha senhora. Tudo bem. 

A porta do apartamento já estava aberta, à espera do jovem entregador, que subiu ofegante com uma caixa de papelão numa mão e um papel na outra. Entregou primeiro à senhorinha o papel, não sem antes perguntar se ela era a mãe do destinatário.

Após responder que sim, a idosa de 80 anos assinou a guia de entrega e recebeu uma caixa um pouco pesada, com a nota fiscal colada com durex. Ela colocou a caixa sobre a mesa de jantar e foi buscar uma gorjeta para o entregador franzino. Ensinou-lhe abrir o portão de saída e se despediu dele. Fechou a porta.

Em seguida foi ao quarto do filho e com muito esforço colocou o notebook que ele havia comprado. A encomenda demorou bastante e ele teve um infarto fulminante por causa do estresse com este atraso.

O notebook ficou lá na cama, dentro da caixa de papelão lacrada. Mais um item para o santuário de Péricles que só foi desfeito quando Dona Celeste precisou se mudar para a casa da filha porque o prédio onde morou por 50 anos e criou os dois filhos seria demolido para a construção de um condomínio do Minha Casa, Minha Vida.  

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos”.
Seu  blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores




2 comentários:

  1. O tormento de demoras inexplicáveis pode causar mal estar, mas infarto? O rapaz já deveria ter algum problema coronariano, ainda que estando a pessoa por um tris, pode acontecer a qualquer momento, até dormindo.

    ResponderExcluir
  2. É. Reconheço que exagerei um pouquinho. Em outra oportunidade reviso e republico esse texto.

    ResponderExcluir