quinta-feira, 18 de junho de 2015

Lírio brotado em pântano


Os personagens considerados inesquecíveis – não importa se masculinos ou femininos – na literatura ficcional de qualquer parte do mundo, raramente são os vilões. Muitas vezes seus criadores até pretendem que sejam. Concentram toda sua capacidade criativa e todas as expectativas neles, nesses sujeitos errados, violentos, maldosos e tarados, de difícil criação. Em vão. Eles são lembrados, sim, mas apenas incidentalmente. O leitor, á revelia do autor, elege, como personagens centrais, automaticamente, os que chama de “mocinhos” (ou de “mocinhas”), os que entende serem “heróis” dos enredos. São os protagonistas submetidos a toda sorte de provações e sacanagens ao longo de toda a narrativa, mas que, ao final dela, vencem tudo e todos e se dão bem. É verdade que nem todo romance tem “happy end”. Os que não têm, todavia são raros e geralmente alvos de críticas e restrições dos leitores.

Se os vilões da ficção dificilmente se tornam inesquecíveis, imaginem os marginais, que são vítimas das vítimas de qualquer sociedade! Imaginem personagens tão miseráveis e sem qualquer perspectiva de vida que chegam, até, a serem “invisíveis” em sua profunda indigência em qualquer cidade! Imaginem esses pelos quais se passa a todo o momento pelas calçadas da vida, com olímpica indiferença, como se se passasse diante de um poste, ou de uma parede, ou de outro objeto inanimado qualquer e não de um ser humano! Convenhamos, personagens assim, tais como os vilões, e que sejam minimamente verossímeis, sem nenhum exagero na descrição de suas fisionomias e de suas atitudes, são complicadíssimos de se criar. A maioria dos que são criados não passa de “caricatura” de uma pessoa. Se é mau, é apresentado como o próprio protótipo da maldade. Se é miserável, é descrito como traste sem alma e sem sentimento. Na vida real, todavia, as coisas não são assim.

Jack Kerouac, porém, criou uma personagem apaixonante, “Tristessa”, uma espécie de lírio brotado em infecto e apodrecido pântano,  protagonista do romance (os norte-americanos o chamam de novela) de mesmo nome, publicado pela primeira vez em 1960, diferente de tudo o que se conhece. E consegue ser convincente. Prostituta, mulher sem eira e nem beira, viciadíssima em morfina, esse farrapo humano que o escritor nos apresenta vive (na verdade sobrevive) na Cidade do México. Poderia, pela lógica vigente na literatura, ser, no máximo, figurante de alguma história. Kerouac, todavia, ousa fazer dela a personagem central de seu livro, desses que se leem com os dentes rilhando de revolta pelas injustiças da sociedade. E, na pele do poeta Jack, que se apaixona perdidamente por ela, trata-a não somente com inusitado respeito, mas com genuína e profunda paixão, raramente vista. O livro é, pois, primor de prosa poética. A vida corrompida e corrupta de Tristessa é descrita, ao longo da narrativa, não apenas com pungente ternura, mas com compreensão e com incontida compaixão.

Subitamente, nos esquecemos de sua degradação e nos apaixonamos por ela, que se torna, justa e espontaneamente, a sétima mulher citada na série “Catorze personagens femininas inesquecíveis”, organizada pelo site “Homo Literatus” (WWW.homoliteratrus.com). Caso não relesse o livro de Kerouac, jamais me lembraria dessa figura decadente e infeliz, se convidado a participar de uma pesquisa dessa natureza. Mas reli. A obra mexeu comigo. O autor convenceu-me. E avalizo, portanto, sem pestanejar a escolha, feita  justamente pelo editor e criador do site que a promoveu,  Vilto Reis. Além de idealizar e editar o excelente “Homo Literatus”, esse escritor inédito, mas que pretende publicar seu primeiro romance, já concluído, ainda neste ano, é apresentador do programa de televisão “LiteratusTV”, do podcast “30MIN” e das séries de vídeos “QuestionBook” e “A Arte de Contar Histórias Por Escrito”. É, portanto, superfamiliarizado com Literatura.  

Lembro, pela enésima vez, que a pesquisa do site reúne catorze especialistas em livros, notadamente de ficção, que têm que escolher apenas uma única personagem feminina que considere inesquecível, com a devida justificativa. Vilto justifica assim sua opção: “Desequilibrada e viciada, Tristessa é uma das personagens mais pulsantes e imprevisíveis da vasta cartela de personagens inexoravelmente humanos criados por Jack Kerouac, autor de On The Road, entre outras obras. Na novela que leva o nome da personagem, Tristessa é uma prostituta mexicana, uma junkie decaída, buscando a todo momento descolar a próxima dose de morfina na Cidade do México. Vale acrescentar que tudo que se sabe sobre Tristessa, pelo leitor, é descrito pelo jovem poeta americano Jack, um apaixonado que eleva sua linguagem ao nível do absurdo poético ao descrever esta prostituta”.

Observe-se que Kerouac inspirou-se em uma figura real, de carne e osso, para compor o perfil de Tristessa. Em 1955, ele apaixonou-se por uma prostituta índia, chamada Esperanza, em uma de suas passagens pela capital mexicana, Não teve dúvidas em se expor e em expor uma experiência pessoal que muita gente faria de tudo para esconder, mas que ele não somente não esqueceu, como transformou em uma obra-prima literária de extremo realismo. Produziu um romance triste, eivado de ensinamentos budistas, numa comovente manifestação de compaixão, e não só pela tragédia de Tristessa, mas por todo o sofrimento humano.

É certo que este não é seu livro mais famoso e muito menos o mais lido. Perde, de longe, para “On the Road”, popularizado pelo cinema, e que se tornou uma espécie de “Bíblia” dos hippies. Mas é um romance que o leitor sensível e inteligente, que tenha a oportunidade de lê-lo, jamais esquecerá. Tente e verá. E muito menos esquecerá da infeliz e decaída personagem central, prostituta cuja única preocupação era a de como obter a próxima dose de morfina e que, por um desses mistérios do coração, se torna a paixão fulminante, incontrolável e, por isso, tragicamente bela de um poeta.

Boa leitura.


O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk     

Um comentário:

  1. Dramática escolha. Vício em morfina. Coisa difícil de levar. Hoje, até dentro de um hospital é quase impossível chegar perto.

    ResponderExcluir