domingo, 28 de junho de 2015

Decisões por acaso

  
* Por Pedro J. Bondaczuk


O homem convive com mistérios, alimenta-se deles, é um mistério... Tenta explicar (em vão) tudo, desde o maior deles, que é o da natureza e finalidade da sua vida, a detalhes corriqueiros do cotidiano, aos quais dá interpretações pessoais, mais ou menos lógicas de acordo com seu preparo intelectual, mas, ainda assim, empíricas, sujeitas a mudanças ao sabor dos acontecimentos.

Uma das discussões que mais venho ouvindo, há anos, desde a meninice (que já vai tão distante) e às vezes participando – mais como exercício retórico, já que não vou convencer ninguém e nem ser convencido pelos outros a esse propósito – é a que se refere àquilo que se convencionou chamar de "destino".

Neste caso, a palavra não é interpretada com a conotação de "direção a seguir", mas de "determinismo". Nasceríamos com nossa trajetória totalmente traçada, segundo a segundo, fato a fato, episódio a episódio, com tudo decidido quanto ao local de nascimento, às condições sociais, mental e emocional que ostentamos, ao temperamento que possuímos, aos relacionamentos que estabelecemos, à profissão que exercemos, ao sucesso ou insucesso que alcançamos e ao tempo de existência?

Muitos acreditam que sim. Para esses, de nada vão adiantar nossos esforços para modificar nosso "destino". Este já estaria traçado (onde? Nas estrelas? Nos nossos genes? Na nossa mente?). Não vejo nenhuma lógica nessa crença. Por intuição, sem apelar para a racionalidade e nem me ater ao princípio religioso do livre arbítrio, acredito que nada disso, ou nada de nada, é predeterminado, pré-traçado, previsto em nossa existência.

Temos que construir nossa personalidade. Precisamos compor nossa biografia com atos e fatos, com obras e idéias, como paixão e emoção. Claro que não posso provar essa afirmação. Mas os deterministas, os partidários do fatalista "maktub" ("estava escrito") também não podem. Nesse aspecto estamos em pé de igualdade. Daí a inutilidade da discussão a respeito.

Certeza mesmo ninguém tem e nem nunca terá nem a esse propósito e nem sobre coisa alguma. Somos, isto sim, "atropelados" pelo acaso, pelos acontecimentos aleatórios e sem controle a qualquer e a todo o momento. Este, sim, nos torna vencedores ou perdedores, ou até mesmo nos mata na primeira esquina, num campo de futebol, em um restaurante, no nosso local de trabalho ou em nossa casa, em nosso banheiro, em nossa sala, em nossa cozinha, em nosso quarto, em nossa cama...

Conheci casos de pessoas muito pobres, que durante anos lutaram pela sobrevivência "comendo o pão que o diabo amassou". Subitamente, ganharam uma fortuna na loteria. Obra do destino? Muitos entendem que sim. Eu acho que não. Pois bem, quando essas pessoas, com esse súbito "bafejo da sorte", poderiam, finalmente, "viver", acabaram colhidas pela fatalidade e morreram de um enfarte fulminante.

Seria o destino? Mas quem teria traçado? Qual o ente de tanto poder que seria tão cruel a ponto de colocar seres humanos nestes extremos da necessidade, do desejo, da agonia, da alegria e da morte? Deus? Impossível! Se o fizesse, não seria uma divindade dotada da suprema bondade e da máxima justiça que são seus atributos. O Diabo? Sequer se tem certeza de sua existência.

Foi o acaso... Este é cego e não discrimina ninguém, para o bem e para o mal. É o mesmo que às vezes determina a salvação de indivíduos desenganados pelos médicos e que subitamente se curam, sem nenhuma explicação lógica, racional. Milagre? Trata-se de simples palavra utilizada quando se quer explicar o que racionalmente não tem explicação. Mas é também o acaso quem fulmina os que "vendem" saúde, são atletas perfeitos, sem nenhuma doença ou deficiência, que na teoria poderiam ter vida centenária e que morrem subitamente. Destino? Não! Acaso!

Jorge Luís Borges, com a experiência dos que viveram muitos anos e acumularam sabedoria – não a livresca que se recita como papagaio, mas aquela proveniente da vivência e da experiência – constatou, no livro "Elogio da sombra – um ensaio autobiográfico", no capítulo intitulado "Uma oração": "Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez, e agir com justiça, é ajudar a esses desígnios, que não nos serão revelados".

E não serão mesmo. Aliás, o homem não sabe de coisa alguma com certeza. O que denomina de ciência é um conjunto de hipóteses para explicar fenômenos que se repetem em determinadas condições. Tais explicações podem ou não ser verdadeiras, embora em geral sejam convincentes. Teorias, ditas científicas, postas como dogmas num passado não muito remoto, hoje são objetos de mofa.

Uma delas, por exemplo, é a da geração espontânea, na falta de explicação para determinadas doenças. Louis Pasteur, no entanto, derrubou-a. Descobriu a existência de seres microscópicos, vírus e bactérias, e revolucionou a medicina. O que é tido como absoluta verdade hoje, provavelmente num futuro, remoto (ou próximo, não importa), será igualmente risível. Destino? Não! Acaso, simplesmente...


* Jornalista, radialista e escritor. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas (atual Bandeirantes Campinas), em 1981 e 1982. Foi editor do Diário do Povo e do Correio Popular onde, entre outras funções, foi crítico de arte. Em equipe, ganhou o Prêmio Esso de 1997, no Correio Popular. Autor dos livros “Por uma nova utopia” (ensaios políticos) e “Quadros de Natal” (contos), além de “Lance Fatal” (contos), “Cronos & Narciso” (crônicas), “Antologia” – maio de 1991 a maio de 1996. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 49 (edição comemorativa do 40º aniversário), página 74 e “Antologia” – maio de 1996 a maio de 2001. Publicações da Academia Campinense de Letras nº 53, página 54. Blog “O Escrevinhador” – http://pedrobondaczuk.blogspot.com. Twitter:@bondaczuk 

Um comentário:

  1. Aponta muitos caminhos e dá muito o que pensar. Acredito no acaso, que alguns chamam de sorte/azar. Na Medicina há mais de 35 anos (quarenta e meio que comecei o curso) vi certezas caírem. Ignoramos quase tudo.

    ResponderExcluir