quarta-feira, 17 de junho de 2015

Conheçam a trágica e destrutiva Nina


A Literatura brasileira é riquíssima, embora pouco e muito mal divulgada em âmbito internacional. Temos escritores notáveis, em todos os gêneros, sobretudo em ficção. Nossos romancistas, contistas, novelistas etc. não ficam nada a dever aos melhores do mundo. Temos romances memoráveis, recheados de personagens muito bem elaborados, que refletem, na maior parte das vezes, com precisão, as principais características dos homens e mulheres brasileiros, as que nos distinguem dos demais povos. Entre tais obras, merecedoras dos melhores prêmios, destaco o livro “Crônica da casa assassinada”, do mineiro Lúcio Cardoso, publicado em 1959, adaptado para o cinema, com relativo sucesso.

O enredo trata da decadência – física, econômica, afetiva e, sobretudo, moral - dos Meneses. São descobertos parentescos há muito escondidos, surpreendentes casos extraconjugais , atos violentos, amores proibidos, relações incestuosas e vai por aí afora. Lúcio Cardoso cria personagens marcantes, humanos, verossímeis, difíceis de se esquecer. Entre estes, destaco os irmãos Meneses – Valdo, Demétrio e Timóteo, este último homossexual,  prisioneiro em seu quarto e em sua loucura, que se veste com farrapos de roupas femininas e com ricas jóias de família, para atingir a vital libertação com a destruição dos falsos alicerces familiares –, o jardineiro, Padre Justino e André. E também, claro, as esposas dos dois primeiros: Ana e Nina.

Pois é esta última a sexta mulher citada na série “Catorze personagens femininas inesquecíveis”, organizada pelo site “Homo Literatus” (WWW.homoliteratrus.com), a primeira brasileira, posto que não a última. Outras três ainda irão aparecer nos próximos comentários, uma das quais, a mais óbvia possível, que qualquer leitor de bom gosto certamente também escolheria. Nina –  personagem, sobretudo, trágica, portadora de um câncer terminal que finda por lhe suprimir a vida –  porém, é a escolha do sociólogo Marcelo Gabriel Delfino. A pesquisa do site, como o leitor já sabe, reúne catorze especialistas em Literatura, que têm que escolher apenas uma única protagonista feminina de ficção que considere inesquecível, justificando sua opção.

A história de “Crônicas de uma casa assassinada” é contada por meio de cartas. É densa, cheia de ciúmes, rancores e perversões. Tem por cenário uma velha chácara no interior de Minas Gerais. Ao longo da trama, vai se configurando a decadência de uma família, que parecia certinha, bem integrada, exemplar até, que ao fim e ao cabo, vemos que não é modelo a ser seguido por nenhuma outra. Marcelo Gabriel Delfino justifica desta forma sua escolha da personagem feminina que considera inesquecível: “Ela é descrita como uma mulher de uma beleza rara, ofensiva até, para os padrões da cidadezinha do interior de Minas Gerais, onde a família Meneses tem poder e influência. Misteriosa e sedutora, num primeiro momento é reprimida pelo silêncio e monotonia da chácara da família, mas vai aos poucos descobrindo onde encontrar aliados e termina funcionando como um anjo exterminador”.

Todavia, o sociólogo pondera: “Mas seu grande feito não é destruir uma família que se mantinha apenas de aparências; ela comete o pecado supremo como ato de desobediência. Esse pecado serve como instrumento de destruição. Ela é capaz de transformar o amor em um ato de morte, de usá-lo para ferir, ao mesmo tempo que faz da morte (o pecado) um ato de amor. Nina é a prova de que a beleza e as mulheres não podem ser possuídas”. Convenhamos, não podem mesmo.

Nina é apresentada por Lúcio Cardoso sob olhar de terceiros. É cercada por uma infinidade de mistérios a serem desvendados pelo leitor. É elemento estranho naquela comunidade. Procede do Rio de Janeiro e tem passado no mínimo suspeito. Seus gostos são esquisitos, na verdade extravagantes, e se deixa enganar pela suposta riqueza (que na verdade nem mesmo existia) de Valdo Meneses. Quando chega à chácara, encontra o que? Luxo, bom gosto e riqueza? Harmonia e união familiar? Não! Nada disso! O que testemunha é uma família decadente e uma casa idem e pior: em ruínas. Mas não é apenas a pobreza material que choca. É a miséria espiritual, a indigência das almas. É a solidão que atormenta e apavora. É a perversão moral que se abriga sob o telhado quase em ruínas. A personagem Nina é construída a partir do discurso de todos os demais protagonistas do romance.

Joaquim Lúcio Cardoso Filho foi um escritor, poeta, dramaturgo e jornalista mineiro, natural da cidade de Curvelo, onde nasceu em 14 de agosto de 1912. Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1968, pouco depois de haver completado 56 anos de idade. Integrou uma das mais tradicionais famílias de Minas Gerais. Seu irmão, Adauto Lúcio Cardoso, por exemplo, foi senador pela extinta UDN. Sua irmã, Maria Helena Cardoso, também é escritora, autora dos livros “Por onde andou meu coração” e “Vida vida”, ambos de memórias da família. Lúcio Cardoso deixou sólida obra literária, entre romances, contos, poesias e crônicas, reconhecida (infelizmente), apenas, após a morte. Mas... antes tarde do que nunca, não é mesmo?. A Academia Mineira de Letras concedeu-lhe, postumamente, o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua produção literária. Nina é uma das personagens mais trágicas, intrigantes e complexas que já conheci. Por isso... é inesquecível.

Boa leitura.

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk



Um comentário:

  1. O romance e a personagem são bons, mas melhor é sua descrição. Anabolizou Nina. Imagino que muitos haverão de querer conhecê-la.

    ResponderExcluir