sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tudo novo de novo?

* Por Fernando Yanmar Narciso


A princípio de conversa, gostaria de pedir desculpas a meus estimados leitores. Preferi me ausentar de palavras e pontos por quase dois meses, por ter sido acometido por uma leve crise de quarto de idade, por assim dizer, assim como tenho estado em baixa temporada criativa. Passo horas olhando pro monitor a esmo, sem vontade de criar coisa alguma. Entendo que tenho muitos fãs net afora, mas chega uma hora que a constante busca por reconhecimento de pessoas que eu talvez nem venha a conhecer começa a parecer um tanto vazia. As idéias surgem aqui e acolá, mas a falta de saco pra passá-las para o papel virtual tornou-se um obstáculo.

E o outro motivo para eu ter perdido a sede por transmitir minhas ideias é que... Sinceramente, o que mudou no país desde que o ano começou? É como se desde Setembro passado tivéssemos entrado num loop espaço-temporal sem escapatória, como Bill Murray no filme Feitiço do Tempo. Você liga a TV, abre um jornal (sim, alguns de nós ainda o fazem...), entra no Facebook ou dá descarga no vaso e o assunto é rigorosa e irritantemente o mesmo.

Aparentemente, a nomenclatura do país foi mudada para República Petrolífera do Brasil... Hey Kids, sabiam que a Petrobras é um antro de corrupção? Que a quantidade de pila desviada da estatal é o equivalente a talvez 10 mensalões?  E que a maior responsável ou irresponsável pelo dito escândalo não é ninguém além de nossa Excª. Presidente Dilma Rousseff? Por favor, digam-me que nunca ouviram falar nessa história, digam! Se disserem eu juro que abasteço o carro de vocês por minha conta até o dia em que eu morrer!

Não se fala de mais nada por aqui além da Petrobrás. Delação premiada, Petrolão, Lava-Jato, doleiro Yousseff, Paulo Roberto Costa, #foragraçafoster, #foradilma, #forapt, #impeachment... Ai, meu saco! Depois sou eu quem tem transtorno obsessivo-compulsivo... É impressão minha ou os donos de jornal e editores-chefes resolveram demitir suas equipes jornalísticas e substituí-las pelo staff de dramaturgos da Televisa e da Venevisión?

A grande mídia, assim como fez com o mensalão, resolveu pegar um escândalo de antes de o PT chegar ao poder, que já era sério o bastante, e o dramatizam exageradamente, viciando a sociedade em suas constantes reviravoltas de dramalhão barato. Em seu enorme desespero por virar a mesa, aceitam como fatos inquestionáveis o que os dois “bandidos honestos” contam à Justiça. É o Evangelho para eles.

O ofício de transmitir informações tornou-se algo paranóico, claustrofóbico, sufocante. Estão dispostos a tudo para que o povo pense, coma, respire e tenha relações sexuais com o tal Petrolão. Assista a qualquer noticiário. Não é como se estivéssemos vendo um episódio de A Próxima Vítima? São seis meses de uma trama sem fim, e assim como Irmãos Coragem, ainda tem gás pra mais seis meses (SOCORRO!).

Seis meses dessa história. Seis! Fala sério, será que não tem mais nada de importante acontecendo no planeta? Será que o escândalo no HSBC não merece a mesma atenção? A falta d’água em São Paulo teria a mesma insistência midiática do petrolão se o governador do estado fosse um petista? Com certeza! A revolta dos professores paranaenses mereceria a primeira página se Beto Richa fosse um pau-mandado de Dilma? Sem sombra de dúvida!

Não sei de vocês, mas eu tô por aqui com essa história. É uma violência tão grande contra a sanidade mental do espectador que, em pouco tempo, vão acabar por nos convencer que privatizar a Petrobras, o que é o grande plano e sonho de infância dos partidos de oposição, não será a melhor opção. Vão acabar nos convencendo que trocá-la por uma Monark e uma caixa de pirulitos do Zorro é um grande negócio.

E conforme o ataque sistemático contra o governo continua, a credibilidade do mercado internacional na maior empresa do Brasil não pára de despencar, tamanha a demonização midiática de nosso patrimônio. Já pararam para pensar em todos que trabalham para a Petrobras, em como eles vêm sendo mal-falados por conta dos tropeços de uma minoria? Agora qualquer pessoa que trabalhe no ramo de extração de petróleo por essas bandas recebe a pecha de criminoso. Pode isso, Arnaldo?

Caso eles pretendam levar as investigações até o fim, duela a quien duela, que o façam logo! Virem logo essa página! Investiguem, julguem, prendam quem mereça ser preso, descubram o paradeiro dos bilhões, cassem mandatos, até “impichem” a presidente, se for o caso. Não poupem nenhum político, partido, corrupto ou corruptor! Não usem a Lava-Jato como pretexto para incriminar uma única agremiação política. Afinal, o PT tem seus vários desvios de conduta, mas não é lá onde os corruptos do país nascem!

Façam o que precisa ser feito, mas, por favor, eu lhes imploro, DEIXEM O POVO EM PAZ!


* Escritor e designer gráfico. Contatos:
HTTP://www.facebook.com/fernandoyanmar.narciso
cyberyanmar@gmail.com
Conheçam meu livro! http://www.facebook.com/umdiacomooutroqualquer


Um comentário:

  1. Desabafo sincero e coerente, com ironia e graça, não foster. Boa crônica. Eu a publicaria.

    ResponderExcluir