sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pílulas literárias 193


* Por Eduardo Oliveira Freire


MELADOS DE PIRULITO

Paulinho muitas vezes não sabia os nomes das coisas, mas as sentia. Era uma tarde quente, a mãe como de costume foi buscá-lo na escolinha. Quando ia atravessar a rua, encontrou uma menina. Teve um súbito impulso de ir ao encontro da garota.
O sinal estava fechado. Ele largou a mão da mãe e se aproximou da menina. Dizendo: - Quer ser minha amiga? E lhe deu uma bitoca na boca. Sentiu um gosto de doce, os lábios da menina estavam melados de pirulito.

O sinal ficou verde, a mãe de Paulinho o pegou e repreendeu, mas no fundo estava emocionada: " Como ele é safadinho...". A outra mãe nem ligou, tinha pressa para preparar o jantar. O marido ia chegar de viagem. As duas crianças se despediram com uma troca rápida de olhares.
Nunca mais se viram.

***

TEMPO E ESPAÇO

Conversas sobre política, filosofia e arte. Todos com os respectivos discursos afiados. Vejo a lua e sinto que somos testemunhas de como o ser humano é pretensioso. Deixa me apresentar, sou uma sombra à deriva que vaga nas fendas do tempo e do espaço.


***

CONFIAR EM ALGUÉM

Sempre foi um dilema crucial na História da Humanidade. Mas, não acho que se deva desconfiar de todo mundo, pelo contrário, devemos dar crédito, porque há muita gente boa. O problema, muitas vezes, está com a própria pessoa que quando está carente acredita em tudo que lhe falam. Desconfie das pessoas que sempre falam que você quer ouvir, dizendo que é uma pessoa especial e o mundo ainda não percebeu suas qualidades. Elas estão usando sua própria carência de encontrar alguém, que abasteça todos seus espaços vazios. O idealismo romântico em excesso, também, pode servir de arma a esse indivíduo sedutor, para que você se transforme numa marionete. Enfim, o lance não é deixar de confiar, mas não se iludir com o próprio romantismo e a carência, os quais desvirtuam a realidade. Aí, o mau caráter irá se aproveitar disso até a última gota.

***

Um adendo... Além do mencionado acima, a ingenuidade é um fator que ajuda bastante para manipulação desses indivíduos sedutores. É só dar uma breve olhada na História para observar este fato. Por isso, preste atenção!

* Formado em Ciências Sociais, especialização em Jornalismo cultural e aspirante a escritor - http://cronicas-ideias.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário