sábado, 18 de outubro de 2014

Mitomania ou mentiroso-obsessivo-compulsivo pode falar verdade?

* Por Jair Antonio Alves

Parece ser o caso do senador e candidato, Aécio Neves. Leia, ao final, em que circunstâncias isso pode acontecer. Quem não encontrou ao longo da vida uma figura curiosa que se caracteriza como um mentiroso contumaz?

De nossa parte não seria difícil enumerar vários deles, no entanto, o fenômeno psicossocial é o tema dessa conversa e aquilo que pode  interferir na vida de cada um de nós. Como estamos falando objetivamente de um cidadão que corre o risco (quem corre o risco somos nós) de se transformar em presidente da Nação, não custa radiografá-lo sob este ângulo.

Em sua exposição pública no debate da Band ele “meteu os pés pelas mãos”, quando atribuiu a Lula o convite para que Armínio Fraga permanecesse no Banco Central em sua primeira gestão (2003-2006). Nem o mais humilde cidadão que acredita em tudo o que é dito por homens públicos deve ter acreditado nessa história. Mas o que teria acontecido para que Aécio cometesse tamanha gafe, pois, não seria difícil imaginar o desmentido que viria imediatamente pela boca (ou nota oficial) do ex-presidente; como de fato aconteceu nesta quarta feira (15 de outubro)?

Quem já teve um mentiroso-compulsivo por perto sabe que este não está nem um pouco preocupado em convencer quem quer que seja, a não ser ele próprio. Efetivamente vive num mundo paralelo. Estudiosos da matéria afirmam que o paciente está a um passo da esquizofrenia. Se nos detivermos com mais tempo a essa patologia veremos que o distúrbio-psicológico em questão conduz o sujeito procurar apenas a “Unidade” do seu próprio discurso, escondendo um problema de outra ordem - inferioridade social por exemplo, sendo o mais comum.

Esta discussão pode ser longa e enfadonha, e a nós só interessa descobrir qual a verdade que sustenta a “pregação” de Aécio - que para ele é absoluta. Para firmar aquilo em que acredita vai contando várias e muitas pequenas mentiras, na expectativa de “vencer pelo cansaço” a maioria; embora de fato a ele basta convencer a si próprio.

Qual é a verdade de Aécio que ele acredita ser universal? Todo o seu discurso de “Poder” está concentrado na tese de que o Brasil “vai sair dessa”, se cada cidadão estudar em boas escolas, ganhar boa remuneração (bem superior a dois salários mínimos mensais, claro), e...

Como efetivamente à sua formação acadêmica não é lá “essas coisas”, e não dá sustentação à elaboração de teorias de transformação social mais sofisticadas, apenas nos resta concluir que ele é adepto da “Economia do Tio Patinhas” - que comumente se ouve por aí na boca dos especialistas da tevê Globo - “orientando” a população a gastar aquilo que ganha; e que só é pobre e infeliz quem quer.

Mas como a maioria da população não é “boba nem nada”, deixamos aqui três perguntinhas básicas para deixá-lo possesso (o opositor) e, quem sabe, legitimar o seu “Programa de Mudanças”:

- Qual a parcela da população que vai estudar em boas escolas, que lhe garanta boa qualificação e bom salário?
- Quantos anos seriam necessários para o Poder Público fazer uma “Revolução”  construindo e reinventando o ensino básico, o médio  e superior? Ele afirma de “pé junto” que, se eleito, vai lutar por  “Mandato Único” - quem vai seguir os seus passos? Lula poderia se candidatar, por exemplo?
- O que virá depois de um hipotético governo Aécio daqui a quatro anos, Alckmin, Serra, Marina ou, quem sabe, Bolsonaro?

Você, caro (e)leitor não precisa acreditar na verdade de Aécio, só recomendamos prestar atenção no que ele próprio está tentando se convencer.

Não se preocupe! As teses que povoam o universo cerebral do senador citado não dizem respeito ao Brasil existente.


* Dramaturgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário