quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Capiba


* Por Clóvis Campêlo

Hoje (28 de outubro) é o aniversário de nascimento de Lourenço da Fonseca Barbosa, mais conhecido como Capiba. Nascido na cidade pernambucana de Surubim, em 1904, estaria completando 110 anos de idade. Morreu no Recife, em 31 de dezembro de 1997.

Capiba nasceu em uma família de músicos (Severino Atanásio de Souza Barbosa, seu pai, foi maestro da banda municipal de Surubim), e aos oito anos de idade já tocava trompa. Ainda pequeno mudou-se com a família para o estado da Paraíba. Lá, ainda criança trabalhou como músico pianista em cinemas.

Chegou a jogar como zagueiro no Campinense Clube, porém abandonou os gramados e aos 20 anos de idade gravou seu primeiro disco com a valsa "Meu Destino". Era torcedor declarado do Santa Cruz Futebol Clube, compondo, inclusive, um dos seus hinos.

Com 26 anos de idade, mudou-se para o Recife. Aprovado em concurso, tornou-se funcionário do Banco do Brasil, o que lhe rendeu sustento financeiro e lhe deu tempo para se aprimorar como músico.

Capiba escreveu mais de 200 canções, em sua maioria de frevo, mas também de samba e música erudita. Várias são sempre lembradas nos carnavais de Pernambuco.

Também musicou poemas de Carlos Drummond de Andrade, Vinício de Morais e outros poetas brasileiros.

Entre os seus sucessos, estão as músicas Maria Batânia, A Mesma Rosa Amarela, Serenata Suburbana, Verde Mar de Navegar e vários outros. No gênero frevo, compôs mais de cem canções.

Capiba produziu uma obra caudalosa, tanto gravada, quanto inédita (neste último item, estima-se que tenha deixado mais de quatro centenas de composições, entre frevos e peças eruditas.

* Poeta, jornalista e radialista, blogs:



Nenhum comentário:

Postar um comentário