domingo, 21 de setembro de 2014

Um dia como outro qualquer

A crônica, desde que manejada por um cronista hábil, inteligente e observador, é um gênero literário (e simultaneamente jornalístico, pois “nasceu” nas redações de jornais) delicioso para todo e qualquer paladar. Mesmo para o mais distraído ou menos atento dos leitores. Nela, o autor fixa-se em determinado tema aparentemente banal, de um trivialíssimo dia qualquer e, graças ao seu talento narrativo, consegue transformar o trivial em transcendental, como que num passe de mágica. Isso não quer dizer que não possa ou não deva tratar de assuntos, digamos, mais sérios e permanentes, filosóficos, sociais ou antropológicos. Pode e deve. O segredo, porém, está na linguagem de que se utiliza, que deve ser, sobretudo, simples e coloquial, ao alcance da cultura de qualquer cidadão de formação mediana, sem jamais descambar para dispensáveis surtos de erudição, pedante e inoportuna. Ou seja, para apreciar a boa crônica, não é necessário que o leitor seja algum erudito, ou nerd, ou muito menos gênio. Basta que tenha um pouquinho de bom gosto. E, claro, que o redator dela seja de fato bom.

Estas considerações vêm a propósito de um escritor que reúne todas as características desejáveis de um cronista de mão cheia, desses que, se fossem vendedores, conseguiriam vender geladeiras para esquimós no Ártico, tal sua capacidade de convencimento. Refiro-me a Fernando Yanmar Narciso. Há tempos, desde que tive contato com seu primeiro texto, sou seu admirador de carteirinha, uma espécie de “macaca de auditório”, posto que literária. Já editei cerca de 230 de suas deliciosas crônicas e, até hoje, não topei com uma única de que não gostasse.

Houve, o que é normal, ocasiões em que não concordei com as opiniões que emitiu. Todavia, estas foram expressadas de maneira tão hábil, tão bem humorada e tão original – não raro utilizando, posto que na dose correta, o dificílimo recurso da ironia (e às vezes, até, do sarcasmo) – que deixei espaço generoso para a dúvida, admitindo que talvez eu é que estivesse errado. Conheci e conheço pouquíssimos cronistas com esse talento. Até o título da sua coluna (das mais lidas e apreciadas) neste espaço voltado à Literatura, prima pela originalidade (“A favor de tudo, contra todos”). Bem, para o leitor que ainda eventualmente não saiba (e que seja, como eu, seu apreciador), aqui vai uma excelente notícia. Você já pode ter as crônicas de Fernando Yanmar Narciso permanentemente ao seu dispor na estante da sua biblioteca. Basta que adquira seu recente livro (que espero que seja um de muitos).

Seu senso de oportunidade é tão onipresente, que já no título dessa preciosa obra ele define, com meridiana clareza, não só seu conteúdo, mas, acima de tudo, a principal característica desse gênero literário, tão explorado, mas nem sempre com a leveza que ele requer. É, justamente, “Um dia como outro qualquer”. Se você, leitor amigo, ainda não o adquiriu, entre em contato com Fernando e compre-o logo. Caso contrário, perderá a oportunidade de deliciar-se com observações e opiniões absolutamente diferentes das triviais, expressadas com humor e, quando pertinente, com generosas pitadas de ironia. Tive o privilégio e a honra de prefaciar esse livro e no meu prefácio expressei exatamente isso que reitero agora, posto que com outras palavras: que o autor é, principalmente, um cronista singular, no aspecto mais positivo da singularidade.

O melhor de tudo é que se trata de um escritor jovem. Alerto, antes que me atribuam preconceito, que juro que não tenho, que não estou desprezando os que são idosos, longe disso. Até porque também já não sou nenhum jovenzinho e, quem me conhece, sabe que não sou dado a autolinchamentos. Meu amor próprio não permite isso. É que a juventude de Fernando é indicativo, pelo menos potencial, de que esse livro é apenas o primeiro de dezenas de outros tantos, com idêntica qualidade, que provavelmente virão. É certo que, com a idade, virá, também, o amadurecimento.

Só espero que a tal maturidade jamais iniba suas melhores características estilísticas, que lembram, em determinados momentos, o estilo do saudoso Sérgio Porto, consagrado sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, e em outros, o do não menos genial Milôr Fernandes. Essa inibição acontece, salvo exceções, com jovens promessas que, na sequência de suas carreiras, nesse complicadíssimo mundo da Literatura, abrem mão do que tinham de melhor, em nome da prudência. Estou seguro que isso não irá ocorrer com Fernando. Que venham, pois, novos e novos livros, mas com a mesma ousadia, originalidade, “pimenta” e bom humor de “Um dia como outro qualquer”.

Boa leitura.


O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.           

Um comentário:

  1. Feliz com sua análise, Pedro J. Bondaczuk. Um presente para uma mãe e fã dessa rapaz do bem, que é Fernando Yanmar Narciso. Orgulhosa compartilho seus dizeres, que para mim são joias. Outros letrados, mestres e doutores falaram o mesmo que você, o que me deixa ainda mais satisfeita. Muito obrigada!

    ResponderExcluir