terça-feira, 23 de setembro de 2014

Literatura sem preconceito

A ficção científica, como gênero literário, é, e sempre foi ao longo do tempo, sobretudo polêmica. Alguns (refiro-me, aqui, a críticos) consideram-na forma “menor” de fazer Literatura ficcional. Vão ao extremo de raramente se darem o trabalho de sequer mencionar seus lançamentos. Ignoram-na, solenemente, mesmo quando alguns livros tornam-se best-sellers e vendem milhões e mais milhões de exemplares mundo afora. E quando, eventualmente, decidem ler e abordar qualquer lançamento do gênero, esmeram-se em críticas, atacando tudo e todos da maneira mais feroz e selvagem, posto que subjetiva. Raramente mencionam o que lhes desagrada.

Agem de forma preconceituosa. E, como todos os que são contaminados pelo “vírus” do preconceito, tendem às generalizações. Não deveriam, óbvio. Mas.... Como tudo em Literatura (e, de certa forma, na vida), há bons escritores do gênero e há os ruins e também até os péssimos. Esse julgamento, no entanto, não deveria caber aos críticos literários, mas exclusivamente ao leitor, que é o único que garante o sucesso ou o fracasso de qualquer autor, comprando ou deixando de comprar seus livros. Alguns se deixam influenciar pela crítica e decidem, pelo sim e pelo não, poupar seu suado dinheirinho e investi-lo em outro tipo de literatura. Estão no seu direito. Não raro, porém, cometem injustiças, condenando ao fracasso e ao ostracismo excelentes escritores e, claro, seus livros muito bem escritos.

Às vezes acontece de alguma obra de ficção científica (e isso ocorre em qualquer outro gênero), dessas que encalham nas prateleiras das livrarias, ser relançada, por capricho de algum editor teimoso, muitos anos depois (não raro décadas), após o lançamento original. E mais, se dá o caso dessa “aposta”, comercialmente arriscada, dar certo e a obra acabar virando best-seller. Há muitos casos como este e creio ser desnecessário citar algum exemplo específico.. E quando isso ocorre, o único que não lucra nada com o súbito sucesso (às vezes nem seus herdeiros) é exatamente quem escreveu esse livro, finalmente bem-sucedido, que pode estar morto há muito tempo (geralmente está) e que às vezes morreu prematuramente em consequência do desgosto com o fracasso literário.

Reitero que esse tipo de coisa ocorre não apenas  com obras de ficção científica, mas também com as de outro gênero literário qualquer. Cito este caso, especificamente, em decorrência do preconceito que há em relação a elas, principalmente de parte de leitores (e de críticos) mais cultos e eruditos (ou que se julgam tal). Os escritores que se dedicam à produção de contos policiais passam pelo mesmo problema. Já vi até nomes consagrados, como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, por exemplo, serem considerados meros produtores de subliteratura; Ou seja, de se dedicarem a um gênero literário supostamente “menor”. Ora, ora, ora.

Há quem entenda que livros de ficção científica e de contos policiais sirvam, apenas, de passatempo, para momentos de lazer em que não tenhamos nada de melhor para fazer. Argumentam que seus enredos não têm lições a transmitir, e que se caracterizam, exclusivamente, pela ação. O curioso é que essas pessoas jamais escreveram uma reles história nesses gêneros que tanto abominam e não sabem, portanto, da complexidade que essa criação envolve. Aliás, não raro, nem mesmo leram algum livro do tipo. Como se atrevem, pois, a opinar?

Dizer, por exemplo, que um H. G. Wells, um Isaac Asimov, um Júlio Verne, um George Orwell ou um Arthur Clarck, para citar, apenas, alguns dos mais conhecidos, são escritores “menores”, que nada de útil têm a transmitir, é não somente uma heresia, mas suprema burrice. E todos eles são autores (consagrados, felizmente) de ficção científica!!! O mesmo se pode dizer de mestres do conto policial, como Conan Doyle, Agatha Christie, Jeffery Deaver e tantos e tantos outros escritores que são campeões de venda, posto que discriminados por críticos literários obtusos e por estudiosos eruditos das chamadas “belas letras”, por  serem autores de um gênero supostamente “menor”. Sem esquecer, claro, o genial criador desse tipo de história, o consagrado Edgar Alan Poe.

Preconceito não cabe em momento algum da vida e muito menos em Literatura. Nesta não há gêneros maiores ou menores, mais nobres ou de menor nobreza. Há, sim, bons livros e bons escritores e os maus, que raramente conseguem fazer carreira. Voltarei, certamente, ao assunto, com novos enfoques, para que você, inteligente leitor, forme sua própria opinião e não se deixe levar por preconceitos e preconceituosos. É de informação e de responsabilidade que essa gente carece! E de respeito com quem faz da Literatura missão de vida. .

Boa leitura.

O Editor

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk.  


2 comentários:

  1. Como em todos os aspectos humanos, haverá os bons e os maus, mas no geral não é a ficção científica, algo que me atraia, por delirante e impossível. Ainda assim, os livros citados por você, são coisa de gênio. Certamente estou errada no meu não gostar.

    ResponderExcluir
  2. Dizer que Asimov, Bradbury, Clarke, Dick, Heinlein, não têm nada a dizer é o mesmo que dizer que a Terra é plana. Além de provar que possui um profundo desconhecimento de literatura, não sabe o quão maravilhosa é a ficção científica.

    Costumo dizer que FC não tem que ser precisa, ela tem que ser, sobretudo, plausível, pois temos que suspender a descrença em várias obras e isso não as diminui.

    Vejo também que muitas young adults que estão sendo lançadas não saem classificadas como ficção científica, especialmente essas que têm apelo com o público como Jogos Vorazes. Temos livros YAs ótimos que são distópicos, são space operas e ainda assim as editoras são relutantes em dizer que são FCs. E isso ilustra o preconceito que elas mesmas têm com o gênero.

    Isso quando não falam que é coisa de criança ou então que mulher não gosta nem escreve ficção científica. Enfim, são tantos preconceitos que às vezes desanima.

    Abraço!

    momentumsaga.com

    ResponderExcluir