domingo, 27 de julho de 2014

O que é o amor


* Por Aliene Coutinho


O que é o amor? ninguém sabe ao certo, e todos ao mesmo tempo têm uma definição sobre esse sentimento que toma conta da gente, sem pedir licença, que não tem idade, hora ou dia certo para acontecer. Depois que vivemos longos e sofridos amores, descobrimos que muitos deles não passaram de paixão, fogo de palha, que queima, marca, mas passa... É preciso algum tempo para diferenciar os dois sentimentos.

Amor, amor mesmo, é calmo, nos faz bem, nos faz sentir completos, um pensa, o outro verbaliza, um quer fazer, o outro ajuda a cumprir a meta, um escolhe o caminho, o outro segue junto porque descobre que era isso que também desejava, um olha para o outro e se vê refletido, claro, que às vezes há questionamentos sobre se é isso mesmo.. típico do ser humano querer complicar. Mas quem ama, acaba descobrindo no outro segurança e confiança suficientes para não ter medo de seguir em frente, juntos.

Paixão é meio doentio, a gente sofre, nem sempre é correspondido nas expectativas e carinhos, batemos quase sempre de frente em opiniões e sonhos e mesmo assim, como ser humano, optamos muitas vezes por sofrer, como se amar fosse sinônimo de sofrimento. E o quanto quebramos a cara, por isso. A culpa é dos livros que lemos, das histórias que vemos nas TVs, nos teatros, nos folhetins que mostram essa paixão como combustível para a vida. Mas, devemos pensar que em todas essas histórias no final feliz, a paixão se transforma em amor, e bem que elas poderiam ser contadas só como histórias de amor, calmas, bonitas, serenas. Sou mais o poeta que disse sabiamente: amor é chama que arde sem doer.

* Jornalista e professora de Telejornalismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário