sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O cavalo do Betinho

* Por Rodrigo Ramazzini

Betinho encasquetou que iria comprar um cavalo. Reuniu a família para anunciar a decisão de adquirir o equino. “Meu sonho do momento!”, assim se referiu à aquisição. Segundo contou, já estava inclusive com o negócio engatilhado, com um vivente lá das bandas da casa do seu primo. “Ótimo preço e preto, como eu quero!”, narrou. Os filhos ficaram entusiasmados e saíram projetando possíveis nomes para batizar o animal. A esposa, ao contrário, ficou uma fera.
- Pra que, Betinho?
- Por que eu quero! Simples...
- O que tu vais fazer com um cavalo, homem de Deus?
- Cavalgar!
- Mais um gasto? Mais uma boca para comer?
- Cavalo come grama...

E saiu sem dar maiores explicações. Voltou quando já estavam todos dormindo. No dia seguinte, acordou cedo.
- O que está fazendo aí, Betinho?
- Projetando...
- Projetando o quê?
- Uma cocheira para o cavalo, mulher!
- Eu não acredito! Nos fundos do pátio?
- Sim! Dá bem certinho no tamanho esse espaço aqui! Acho que o Mário faz pra mim... Vou lá falar com ele...
- Betinho! Espera aí... Volta aqui que eu quero falar contigo sobre isso...

Deixou a esposa falando sozinha. Retornou vinte minutos depois.
- Tudo certo! Ele vai fazer a cocheira pra mim... Começa semana que vem...
- Tu vais mesmo levar adiante essa ideia de comprar o cavalo?
- Claro! Por quê?
- Eu acho um absurdo isso! Um cavalo vai ser só para incomodar, Betinho! Já pensaste nisso?
- Eu que vou cuidar!
- Fora o fedor que vai levantar!
- A gente lava...
- Eu acho que nem pode criar cavalo dentro de pátio...
- Pode! Já me informei...
- Pra que um cavalo? Sabes que eu não gosto de bicho grande!
- Por que tu na gostas eu não posso gostar?     

A esposa já estava ficando impaciente por não conseguir reverter Betinho da decisão de comprar o cavalo. Dois dias se passaram e a compra do equino era o assunto na família. Betinho ligava, gesticulava e negociava ao telefone. Foi então que deu a notícia fatídica.
- Negócio fechado! Busco o animal amanhã!
- Eu não acredito! Quanto tu vais pagar neste bicho?

Era a pergunta que Betinho ansiosamente esperava que a esposa fizesse, pois imaginava a sua reação ao saber o valor.
- Vou pagar parcelado. Vinte e quatro parcelas de R$ 120... Uma barbada!
- Que absurdo, meu Deus! Tu vais gastar esse dinheiro todo em um cavalo podendo comprar outras coisas para casa, Betinho?
- Vou... Eu quero!
- Vou te avisar uma coisa: se tu apareceres aqui em casa com esse cavalo, quem vai sair sou eu... Ouviste bem?

Betinho não respondeu. Não se falaram o resto do dia. Deitaram-se um ao lado do outro à noite sem trocar uma palavra se quer. A bem da verdade, Betinho não queria comprar o tal cavalo e estava apenas intermediando uma negociação entre dois amigos. Por isso, sabia detalhes da negociata. Ele queria mesmo era adquirir uma televisão nova, com uma tela maior, mas cogitou que a esposa negaria a solicitação, sendo que possivelmente indicaria outras necessidades da casa, como sempre fazia. Assim, “armou o circo” e aproveitou a oportunidade, criando a estratégia de “chantageá-la”, já que não poderia comprar o cavalo iria então comprar uma TV. Faria isso na manhã seguinte. Foi dormir tranquilo, afinal, o plano estava caminhando perfeitamente.

Acordou no outro dia entusiasmado pela perspectiva da possível compra da televisão. Entusiasmo que logo foi dissipado ao notar que a esposa não estava na cama. O alerta de desconfiança foi acionado. “O que será que essa mulher está fazendo?”, pensou. Ouviu barulho na sala. Os filhos ainda dormiam. Saiu do quarto pé por pé e se surpreendeu ao encontrá-la:
- O que é isso, mulher?
- Ué! O que isso, Betinho? O que tu estás vendo...  
- Comprou?
- Comprei, ora... O tempo que tu ias gastar dinheiro com um cavalo é melhor investir na casa... Aliás, pode desmanchando o negócio... O carnê para pagar está no teu nome... Fiz em vinte e quatro prestações...

Betinho contemplou televisão nova. Deslumbrou-se. “Sorriu por dentro”. Era exatamente como queria: marca, modelo, polegadas, tudo. Porém, não podia ceder.
- Com que cara eu fico agora com dono do cavalo, hein? Dei minha palavra...
- Problema teu...

Betinho fez cara de brabo e saiu para a rua. Fingiu que ligou para o proprietário do animal com o suposto objetivo de reaver o negócio e retornou rapidamente. Afinal, estava ansioso para ler o manual da nova televisão e mexer no controle remoto..


* Jornalista e contista gaúcho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário