domingo, 23 de fevereiro de 2014

Meninos do futuro

* Por Rodrigo Capella
 

Nas minhas últimas apresentações em eventos literários, dois casos sensibilizaram-me bastante. Nathan, de oito anos, disse-me que preferiu ir ao evento literário a tomar sol em uma praia, localizada a poucos metros de onde estávamos. E Mateus, de sete anos, subiu ao palco, sem ter medo e sem titubear, para ler duas poesias de Cecília Meireles.

Esses dois exemplos mostram que não podemos desistir de tornar o Brasil ainda mais poético e culto. Muitos críticos afirmam que um país se faz com livros. Eu complemento: uma nação é construída com livros e também com homens; homens que crescem amando, principalmente, a poesia.

Sou constantemente criticado pelo meu artigo “Quem lê poesia é mais inteligente”, publicado recentemente nesse espaço. Mas os dois casos citados acima mostram que estou no caminho certo. O que levou Nathan a dizer que prefere ir a um evento literário a ir pra praia? Por que Mateus subiu ao palco para recitar Cecília Meireles?

É simples: os dois garotos são mais inteligente do que os outros; são mais inteligentes porque sabem que a solução para o mundo não está na praia e também não pode ser boqueada por uma simples timidez. Aplaudi Nathan e Mateus da mesma forma e com a mesma intensidade que aplaudi o vice-campeonato feminino de futebol. Coisas boas precisam ser prestigiadas!

Conversei com os responsáveis pelos meninos. O pai de Nathan disse que o filho lê, pelo menos, dois livros por mês, e a mãe de Mateus disse, toda orgulhosa e com um sorriso no rosto, que seu filho adora recitar poemas nos encontros familiares e que sonha em ser um poeta.

É, a literatura nos reserva momentos mágicos e, até certo ponto, inacreditáveis. Torço para que esses exemplos sejam seguidos Brasil afora. Nathan e Mateus é que, para mim, deveriam protagonizar o próximo filme de José Padilha, participar da novela de Aguinaldo Silva e ter os rostos estampados em outdoors. Parabéns, meninos!

(*) Jornalista, escritor, poeta e autor de vários livros. Informações: www.rodrigocapella.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário