quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A indignação seletiva da casa grande

Por Júlio César Macedo Amorim

Foi no, não tão distante, ano de 2002 em que Lula, então em campanha à presidência, sofreu o primeiro ataque de um tipo muito específico. Naquela e também em campanhas passadas, intelectuais, trabalhadores, sindicalistas, e muitos membros do meio artístico, haviam se manifestado em apoio ao então candidato Lula, sendo talvez Chico Buarque e Gilberto Gil os maiores protagonistas deste apoio. Naquele ano, uma atriz foi na contramão do restante da classe e se manifestou não a favor de Serra, mas contra Lula. Regina Duarte ficou famosa por “Ter medo!”

Desde então, Lula e outros governos, estaduais e municipais do PT, sofreram algum tipo de ataque deste gênero. Sempre há aqueles artistas “globais” que, após alguma série de reportagens ou denúncias em jornais, revistas ou na TV, se dispõe a, de dentro das suas confortáveis casas ou estúdios de gravação, fazer uma cara constipada, ou um biquinho, e vestir uma peça de vestuário pra protestar, sempre alinhados com os interesses dos patrões. Houveram protestos contra a construção de hidrelétricas no norte e nordeste, contra desmatamento, contra corrupção e muitos e muitos outros, todos com o fato comum entre eles de serem contra o PT em si, ou contra governos do PT.

E eis que, depois das manifestações gigantes de Junho e Julho, personificados por Caetano Veloso, alguns inflamaram-se pelo “Maior Protesto da História do Brasil” a #OperaçãoSeteDeSetembro, protesto gigante este que acabou se tornando num dos maiores fracassos da história. A população viu-se manipulada, viu seus propósitos distorcidos pela velha mídia e pulou fora do barco, ficando apenas os black-blocks raivosos, que passados os fatos, foram devidamente esculhambados pela velha mídia devido aos atos praticados e principalmente, na minha opinião, ao número reduzido de “manifestantes”.

Agora, uma nova leva de protestos nervosos e bonitinhos se inicia com a aceitação do cabimento dos Embargos Infringentes pelo STF no julgamento da AP470. Novamente, alguns artistas, sempre “globais”, lá dos seus estúdios de gravação, fazem biquinho botam uma roupa, neste caso camisas pretas, e voluntariamente(assim espero) protestam contra o voto dos ministros do STF pelo cabimento dos tais embargos. É claro, não demorou para que alguns “memes” surgissem criticando este “protesto”

Em que se ressalte a tecnicalidade da situação, uma vez que o STF é Foro Privilegiado reservado apenas a constituintes, ministros de estado e o Presidente da República para se originar julgamentos. Desta forma, cidadãos comuns, que não deveriam ser julgados originariamente no STF, tiveram seu direito ao duplo grau de jurisdição limados, já que, aqueles que tiveram suas condenações determinadas unanimemente, ou com uma quantidade inferior a 4 votos contrários, não podem solicitar o embargo infringente, e muito menos, uma apelação a outra instância, por já estar sendo julgado na mais alta corte do país, e estão portanto, definitivamente condenados. Tanto este direito foi intencionalmente violado, que no julgamento do Mensalão Tucano Mineiro, aqueles que não cabiam serem julgados pelo STF originalmente, foram enviados para as primeiras instâncias federais no estado de origem para serem julgados, e o mesmo direito, logo no início do julgamento no ano passado, aos membros do governo do PT foi negado.

Há de se observar ainda que, mesmo os que foram condenados com votação contrária, igual ou superior a 4 votos, só podem solicitar os embargos infringentes para aqueles crimes em que foram condenados com esta votação contrária mínima – Ex: José Dirceu foi condenado Formação de Quadrilha com 4 votos contrários e entrará com um embargo infringente contra este julgamento, mas, pela condenação por Corrupção Ativa onde não recebeu o mínimo de 4 votos contrários, já está definitivamente condenado. Há ainda uma discussão sobre a possibilidade de que os condenados tenham suas penas executadas imediatamente.

E o que a velha mídia faz? Coloca seus exércitos de colunistas difamatórios, todos se insurgindo contra a falta que faz uma execução pública e sumária, tanto faz se por enforcamento ou pelotão de fuzilamento, e que qualquer coisa mais branda que isso é pizza, é impunidade, e que a impunidade impera no país. E que tudo é culpa do PT, que isso só acontece porque, exceto os ilibados juízes que votaram pela forca e completa aniquilação de direitos, todos são cupinchas do PT e votam desta forma por terem sido lá colocados pelo PT, e que julgam assim como pagamento pelo cargo. A observância à Constituição e aos tratados de direito internacionais não servem pra nada, se não servir à opinião deles.

Graças a isso, caminhamos a uma situação de insegurança institucional, em que, ministros da mais alta corte do país, são literalmente chantageados por jornais, revistas e emissoras de televisão e rádio, caso estes não atendam às suas demandas, e o mais inacreditável é que, uma boa parte da população, de um nível educacional e econômico ingere, e incapaz de digerir tais absurdos, engordam o ódio nas fileiras do preconceito, ou do mais puro desconhecimento de causa. Longe de mim ter tal conhecimento, mas, um mínimo de discernimento eu consigo ter.

E no meio do todo o confete e confusão gerados pelos embargos infringentes, a sonegação bilionária da Rede Globo, o Trensalão de 20 anos denunciado pela Siemens no governo paulista do PSDB, o desvio de 4,3 bilhões da COPASA em Minas Gerais, e tantas e tantas outras denúncias fartamente comprovadas contra governos do PSDB, que é quem mantém a máquina respiratória que sustenta a vida do PIG através de infindáveis contratos de compra de assinaturas e compra de espaços publicitários, estão sumariamente soterradas, longe da visão e da percepção de grande parte, ou de quase toda a população. A pergunta que não quer calar é, até quando.

Desinformação Não!


Nenhum comentário:

Postar um comentário