sexta-feira, 31 de maio de 2013

Saúde e assistência

*Por José Calvino

A Constituição reza que: “É da competência do Estado e dos Municípios cuidar da saúde e assistência públicas, bem como da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências físicas, sensoriais, mentais, como também aos idosos é garantida (...) Segurança econômica, condições de habitação e convívio familiar e comunitário que evitem o isolamento ou marginalização social, conforme dispõe Lei Federal...”

Essa contratação de 6.000 médicos cubanos para o Brasil é uma piada de mau gosto. O governo nunca deu condições para os médicos brasileiros atenderem bem à população. Com esse círculo vicioso eu tenho certeza que os médicos cubanos não conseguirão, a começar pelo tratamento eficiente, a exemplo da limpeza (um item importante para saúde) e da marcação de consulta médica: péssima, arcaica e desrespeitosa. O atendimento hospitalar é ainda pior, realmente não estão cuidando da saúde do nosso povo. Um absurdo!

Muitos médicos ainda reclamam ou reclamaram (época da ditadura militar) do sistema integrado de saúde. Sempre denunciei alguns Planos de Saúde. Pois bem, alguns médicos civis e oficiais da polícia são contratados para atenderem em suas clínicas particulares os associados e já aconteceu de doutores oficiais encaminharem de suas clínicas para o Centro Hospitalar da Polícia pacientes pertencentes a diversos planos de saúde, desta feita prejudicando os próprios componentes da PM no tocante à marcação de consultas. E quando se trata de algum dos associados, de pertencer ao quadro da PM, são solicitados mais uma vez os mesmos exames requisitados nas suas clínicas, para com isso receberem os honorários das conveniadas e do Estado. Como são corriqueiras entre os médicos, dentistas, etc. essas falcatruas, já fui vítima de alguns sob alegação de que o Estado ou os Planos de Saúde passam meses sem pagar! Alguns nomes dos médicos denunciei nos anos 70/80 (regime militar) Fiz outras denuncias nos anos 90 (regime democrático!)

Atualmente escrevi para os jornais que não existe nada mais inútil do que os “disque-qualquer coisa” do serviço público. Exemplos: Fale Conosco (Estado) e Alô Saúde (Prefeitura do Recife). Fui informado mais uma vez que o Estado e a Prefeitura não pagam as clínicas conveniadas, então será que irão pagar aos médicos cubanos?

*Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural – http://josecalvino.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário