segunda-feira, 25 de março de 2013


Otimismo brasileiro

* Por Talis Andrade

Jovens brasileiros estão entre os mais otimistas do mundo

Pesquisa realizada pela Fundação Francesa para a Inovação Política, a Fondapol, mostra que 87% dos jovens brasileiros acreditam que terão um futuro brilhante.

Realizado entre Junho e Julho de 2010, o estudo teve como objetivo conhecer as perspectivas destes que, de acordo com a Fondapol, estão cada vez mais afastados da política. Foram entrevistados mais de 32 mil jovens do mundo todo, com idade entre 16 e 29 anos. Os resultados da pesquisa indicam que a juventude dos países emergentes está mais esperançosa e vê a globalização como uma oportunidade, não uma ameaça.

A confiança dos brasileiros chama a atenção: 72% dos entrevistados esperam um futuro promissor para o Brasil, número comparável ao otimismo dos chineses (82%) e indianos (83%) em relação aos seus respectivos países.

Esta boa imagem, no entanto, não se restringe apenas aos jovens brasileiros. O país foi citado por habitantes do mundo todo como uma das seis potências que irão desempenhar papeis importantes nos próximos anos, ao lado de China, União Européia, Índia, Estados Unidos e Rússia.

* Jornalista, poeta, professor de Jornalismo e Relações Públicas e bacharel em História. Trabalhou em vários dos grandes jornais do Nordeste, como a sucursal pernambucana do “Diário da Noite”, “Jornal do Comércio” (Recife), “Jornal da Semana” (Recife) e “A República” (Natal). Tem 13 livros publicados, entre os quais o recém-lançado “Romance do Emparedado” (Editora Livro Rápido) e outros à espera de edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário