terça-feira, 19 de março de 2013


Discípulo fiel e dedicado amigo

A Psicanálise – e não somente a linha freudiana, à qual se manteve fiel a vida toda – deve muito ao galês Alfred Ernest Jones, embora sua atuação não seja valorizada como deveria. Ao contrário de boa parte dos discípulos de Sigmund Freud (parte da qual criou novas teorias que confrontaram com a do mentor), manteve-se convicto nos ensinamentos do mestre e foi provavelmente o maior divulgador deles, sobretudo nos países de língua inglesa. Não por acaso, transformou-se no biógrafo oficial do “Pai da Psicanálise”.

Jones caracterizou-se, como depreendo da leitura de seus dados biográficos, como homem de iniciativa, aquele que não pensa duas vezes, que não mede riscos e nem sacrifícios para fazer o que acha que deva ser feito. Foi ele, por exemplo, que arriscou a vida para tirar Freud e a família dele da Áustria, tão logo a Alemanha anexou esse país e os nazistas empreenderam intensa caçada para capturar o então já envelhecido e doente psicanalista. É fato que sua ousada ação teve pouco efeito prático, já que o “Pai da Psicanálise” viria a morrer poucos meses depois de chegar a Londres, vitimado pelo câncer. Todavia, evitou que seu mestre fosse humilhado, torturado e achincalhado pela horda de fanáticos seguidores de Hitler, que tiveram que se contentar em queimar os livros e artigos do pesquisador, em vez do próprio.

Alfred Ernest Jones nasceu no País de Gales, na Grã-Bretanha, no primeiro dia do ano de 1879. Formou-se, em 1901, aos 22 anos de idade, em Medicina e Obstetrícia. Como obstetra, mostrou tamanha competência, que recebeu medalha de ouro. Deixou de lado, porém, essa especialidade para especializar-se em neurologia. Quando já atuava como neurologista, tomou conhecimento da obra de Freud. Foi “paixão” à primeira vista. Entusiasmou-se pelas idéias do mestre austríaco e passou a ler tudo o que este publicava e que lhe caísse em mãos. Foi mais longe, passou a aplicar seus métodos em sua clínica.

A partir de então, o desejo de conhecer Freud tornou-se obsessão. Tinha uma série de dúvidas que queria levar ao mestre, para que este as esclarecesse. Em 1907, encontrou-se, em Zurique, com o então seguidor do “Pai da Psicanálise”, que mais tarde se tornaria seu principal rival, Carl Gustav Jung. Este deu-lhe mais detalhes sobre as novas idéias, o que aumentou, em muito, seu entusiasmo. No mesmo ano, os dois se reencontraram, na mesma cidade suíça, com o objetivo de planejar um congresso psicanalítico que deveria ser o marco inicial da nova disciplina.

Jones seguiu para a capital austríaca, onde foi introduzido no então restrito, porém seleto grupo da Sociedade Psicanalítica de Viena. Mas ainda não entrara em contato com o próprio Freud, que tanto ansiava conhecer pessoalmente. Esse encontro viria a ocorrer em 1908, quando da realização do Primeiro Congresso Psicanalítico, levado a efeito na cidade de Salzburg. No final desse ano, Jones embarcou para o Canadá, mais especificamente, para Toronto, onde permaneceu por quatro anos. Nesse país, além de exercer a psicanálise, tornou-se incansável divulgador das idéias freudianas. E não apenas nos círculos psicopatológicos canadenses, mas também nos Estados Unidos. Foi o criador de várias instituições psicanalíticas nesses dois países, com destaque para as Associação Americana de Psicopatologia e Associação Americana de Psicanálise, da qual foi seu primeiro secretário até o início do ano de 1913, quando regressou à Europa.

Jones foi o maior divulgador e tradutor da obra de Freud em língua inglesa. Fundou, também, a Sociedade Psicanalítica de Londres. Como se vê, não lhe faltavam entusiasmo e iniciativa. Quando ocorreu o rompimento entre Freud e Jung – e ele era amigo de ambos – tomou partido do primeiro. Naquela oportunidade, o legado teórico e institucional do movimento psicanalítico correu sério risco de se perder. Jones, porém, não se deteve para lamentar a situação. Agiu. E agiu com eficiência. Não só se manteve vinculado ao “Círculo Seleto de Freud”, como formou um “Comitê Secreto” que se propôs a defender e preservar as idéias do mestre.

Por causa das teorias do seu “guru”, notadamente as que atribuíam ao sexo a causa de praticamente todos os desvios mentais, a rede de rádio British Broadcasting Corporation (a célebre BBC) colocou o nome de Jones na lista das pessoas consideradas perigosas para a moralidade pública. Era proibido citá-lo em qualquer contexto, como se não existisse e não tivesse a importância que tinha. O veto só viria a ser abolido em 1929, mesmo ano em que a Associação Médica Britânica reconheceu, oficialmente, a psicanálise.

Muita coisa mais poderia ser dita a propósito desse galês teimoso, determinado e, sobretudo, fiel. Como o fato de manter vivas as idéias de Freud quando  seus colegas (a maioria deles), e o próprio mestre, já não estavam mais no mundo dos vivos. Em 1944, foi vítima de ataque cardíaco e muita gente achou que seus dias de vida estavam contados. Que nada! Sobreviveu não só ao problema no coração, como a muitos dos que fizeram esse sombrio prognóstico. Viveu ainda mais 14 anos, até 11 de fevereiro de 1958 (42 dias após completar o 79° aniversário), tempo suficiente para escrever a que é considerada a melhor e mais exata biografia de Sigmund Freud e para consolidar de vez seu acervo teórico e sua memória. Quem não gostaria de ter um discípulo tão fiel e um amigo tão dedicado?!

Boa leitura.

O Editor.

Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk    

Um comentário:

  1. Um só indivíduo e com o poder de fogo de doze apóstolos ou mais. Parabéns a Jones e ao resgate dele feito para nós por você, Bondaczuk.

    ResponderExcluir