sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Foto – Quartel da Polícia do Exército, Cabanga-Recife, 1960. Na foto, aparecem soldados da PE e, ao centro em pé, com capacete (assinalado), o soldado apelidado por “Barruada”, abatido pela Polícia do Exército, no golpe militar de 1964. Próximo, aparece o autor, o terceiro da direita para a esquerda, idem de capacete. Os demais estão de gorros de pala.

Vida Militar

* Por José Calvino

“Estamos assistindo esse filme
Chamado Brasil!
Todos nós, sempre temos dito:
‘Esse filme já passou’
Já dizia Machado de Assis:
‘A hipocrisia é a solda que une a sociedade’.
Quem nos ensinou viver assim?”

Nossa história estabelece que se diga a verdade sobre a conduta humana. Na vida militar já evitei duas chacinas, uma em 1959, durante a greve dos ferroviários. Eu servia na então 7ª Cia de Polícia do Exército (PE). A outra, em 1972, em plena ditadura militar no Presídio Professor Barreto Campêlo (Ilha de Itamaracá-PE), quando os presos políticos começaram a esculhambar com a polícia (Guarda do Presídio).

Prefiro não entrar nos pormenores, até porque os comandantes já faleceram. Mas, como iniciei esta crônica para que se diga a verdade, sugiro que leiam “O caso eu conto como o caso foi”, do saudoso escritor Paulo Cavalcanti, que foi vítima da ditadura militar (1964-85), quando foi preso e conduzido de quartel em quartel, assistindo à troca de prisioneiros até chegar ao então 14º Regimento de Infantaria (14 RI) em Socorro-Jaboatão, sendo trancafiado num xadrez do Corpo da Guarda, a noite toda.

No outro dia pela manhã recebeu a visita do comandante coronel Ruy Vidal de Araújo, elogiado no referido livro como uma pessoa muito educada quando cumprimentou-o pedindo desculpas por ter passado a noite naquele cubículo, pois Paulo Cavalcanti sendo advogado tinha direito à prisão especial, ficando sete meses no cassino dos oficiais com a alimentação sendo a mesma dos oficiais. Realmente, o coronel Ruy era um homem educado, amicíssimo do meu sogro e que eram kardecistas convictos (ambos falecidos).

Dialogávamos sempre na estação ferroviária de Floriano Socorro-Jaboatão e em suas respectivas residências. Cita ainda Paulo Cavalcanti que, ao ser transferido para o alojamento dos oficiais, teve longo convívio com o ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco Hangho Trench, que se encontrava também preso naquele regimento. Com razão, o escritor deixou de generalizar certos preconceitos contra os militares.

E hoje, o que estamos assistindo?

Nota do autor: No Recife, o regime fez as suas primeiras vítimas: os estudantes Ivan Rocha Aguiar e Jonas José de Albuquerque Barros (mortos) e um ferido, não identificado!

*Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural – http://josecalvino.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Dá arrepios saber de assassinato possivelmente covarde, estando um ao lado do outro na foto.

    ResponderExcluir
  2. A foto é de 60, Mara! O ex-soldado Aguiar foi abatido no golpe militar em 1964!!!

    ResponderExcluir