terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sombras de uma profecia*

** Por José Calvino

Estou relendo o livro de Lucelena Maia neste final de semana, “Sombras de uma Profecia”, no qual a escritora e poetisa paulista criou uma história de mão cheia, com um título que teve por inspiração o misticismo na enigmática Índia. Trata-se de um romance bem distribuído com a característica de um espírito agudo, penetrante, que capta inteligentemente os mistérios daquele país. Sem contudo nunca a autora ter visitado aquele país, antes e nem depois (até junho de 2009) de “Sombras de uma Profecia”. Numa seqüência agradável, de fácil leitura, sem ser “à la” submissão. A obra desenvolve-se em uma trama saborosa, com a colocação de choques, concepções e decepções abertos ou resguardados como segredos..., a enfrentar gerações e centrados nos relacionamentos amorosos. O romance “Sombras...” poderia ser elevado à categoria de estudo sociológico, para empregar o amor como um todo, com uma riqueza humana que, as poesias de Dante Milano, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Laurindo Rabelo, fizeram parte da história da personagem central, poemas que a conduziu com muita energia para enfrentar tempestades pessoais. E com o final de sua autoria: “Cata-Vento”, que formam enriquecendo a sua real contribuição à Literatura Brasileira.

Permita-me:

Cata-Vento ( Primeiro livro de poemas de Lucelena Maia – pp. 26-7 -

“Põe-te de pé, poeta!”)

“Leva-me pro vento,
Memória, me leva...
Pra linha do tempo,
Lá, eu tenho história,
Reservas da vida
Que não se traduzem,
Acervo somado
A tanta emoção:
Escrita co’os olhos,
Firmada co’a alma,
Vivida a dois,

Leva-me pro vento,
Memória, me leva...
ao túnel do tempo,
Urgência que eu tenho,
De ver meu enredo,
Mudar os mistérios,
Os vícios inglórios,
Alegre avental,
Fechado no peito,
aberto ao despeito,
Velado no armário,
Leva-me pro vento,
Memória, me leva...
Cruzando o silêncio,
Gritando meus medos,
Soprando-os à sorte,
E pondo-me inteira,
Segura e fecunda,
No leito da estrada,
Ousando pegadas
Escritas co’os olhos,
Firmadas co’a alma”.

*Excelente, para o que se propõe, o romance “Sombras de uma Profecia” e “Põe-te de pé, poeta!”, de Lucelena Maia - (Scortecci Editora). (Do livro “Fiteiro Cultural I”, pp. 11-2 – ed. 2011)

** Escritor, poeta e teatrólogo. Blog Fiteiro Cultural. Blog – http://josecalvino.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário