terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O sofá de Bruna Lombardi

* Por Talis Andrade

Toda leitura de jornal é um ritual cotidiano. No passado os vespertinos eram lidos no bonde, na volta do trabalho para casa. A propaganda de assinaturas associa o jornal ao cheiro quentinho do café da manhã. Momento de olhar as manchetes. No wc, sentado no trono, a visão do mundo. O odor podre de pólvora dos conflitos mundiais e da guerra urbana.

Na sala de visita, o toque perfumado das mãos finas e delicadas das madames das notas festivas e dos mundanos foguetes. Tem a leitura vaidosa dos notáveis procurando o próprio nome nas colunas políticas, econômicas e sociais que se parecem – a cara de uma a bunda da outra - pela transcrição dos releases e /ou citações das mesmas fontes.

Existe o leitor casual na cadeira do barbeiro, nas salas de espera dos consultórios médicos e dentários. E o biguzeiro, nas repartições públicas, que soletra o jornal de cabo a rabo, matando moscas e matando o tempo.

INTERVALO

Bruna Lombardi

"João, nós temos visita
vamos fingir felicidade
a casa organizada
os sentimentos em ordem
Vamos fingir harmonia
e equilíbrio emocional
vamos pôr a empregada
de avental

Vamos sorrir serenos
falar baixo, pisar leve
(que a paz more conosco)
mesa posta, flor no vaso
cerimônia, chá servido
comentários em geral
-João adora... eu prefiro
você também? que engraçado
É a vida é assim mesmo
mas não há nenhum problema
que não possa ser superado –
E depois etc e tal
tudo em volta funcionando
com a maior perfeição
todos os gestos medidos
para dar boa impressão
As coisas dentro dos eixos
o coração em horário
João, nós temos visita
tira o jornal do sofá
guarda a angústia no armário".

* Jornalista, poeta, professor de Jornalismo e Relações Públicas e bacharel em História. Trabalhou em vários dos grandes jornais do Nordeste, como a sucursal pernambucana do “Diário da Noite”, “Jornal do Comércio” (Recife), “Jornal da Semana” (Recife) e “A República” (Natal). Tem 13 livros publicados, entre os quais o recém-lançado “Romance do Emparedado” (Editora Livro Rápido) e outros à espera de edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário