quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tarde demais 19

* Por Gustavo do Carmo

Bom dia. Eu vim para a entrevista com a Fabiana.
Disse Adriano para a secretária da dona da produtora de cinema, que havia lhe chamado para conversar. Ele não fora indicado por ninguém. Havia mandado um currículo há algum tempo, pela internet. Pedira uma oportunidade como roteirista.

Patrícia, a secretária, se assustou com a aparência do candidato: extremamente magro, totalmente careca e andando com bastante dificuldade, apoiando-se em duas muletas. Também não conseguia falar direito. Aliás, quase não tinha mais voz, que saía bem rouca.
— Pois não. Você veio para qual vaga? Respondeu a secretária, assustada.
— Roteirista.
— Ok. Eu vou entregar o seu currículo a ela. Levantou-se, tentando disfarçar a sua fisionomia de nojo.
— Mas ela já tem o meu currículo.
— Na verdade, é a sua ficha. Esclareceu, gaguejando.

Patrícia deixou a recepção e entrou na sala de Fabiana. Batendo a porta, ela se anuncia e é autorizada por um seco “Entra”. Depois de encostar bem a porta, correu logo para a patroa e amiga. Avisou sussurrando.
— Fabiana, o Adriano, candidato à vaga de roteirista já chegou.
— Ok, Patrícia. Pode mandar entrar.

A secretária ficou parada em silêncio. O tempo para Fabiana consultar o computador e voltar a olhar para a funcionária, ordenando impaciente.
— Tá esperando o quê, Pati? Vai lá chamar o Adriano!
— É queee...
— É que o quê, cara-pálida?! Perguntou ríspida.

Realmente a cara de Patrícia estava bem pálida. Pálida de susto com a aparência do candidato.
— Fabiana, me desculpa. É que o Adriano está com uma aparência horrível.
— Ele tá bêbado? Xii, então pode mandar embora.
— É. Está cheirando até droga! Disfarçou. — Eu vou despachá-lo.

No momento que Patrícia abre a porta para sair do escritório, a figura debilitada de Adriano invade a sala de Fabiana.
— Com licença. A senhora é a Fabiana? Desculpa invadir a sua sala. Explicou-se com dificuldade. Não a de um bêbado, mas de um doente terminal.
— O senhor, quem é? Perguntou Fabiana, depois de trocar olhares assustados com a secretária.
— Eu sou o Adriano, candidato a vaga de roteirista na produtora.

Fabiana olhou de cara feia para Patrícia, que mentira sobre a sua real aparência.
— Pois não, Adriano. A minha secretária disse que você estava bêbado, mas não parece, né, Patrícia? Fitou-a com olhar repreensivo.
— Me perdoa senhora. Me perdoa, Adriano. É que eu fiquei assustada com o estado de saúde dele. Desculpou-se, de cabeça baixa.
— Tudo bem.
— Está bem, Pati. Pode sair, por favor. Depois a gente conversa.
— Ok. E, constrangida, Patrícia deixa patroa e candidato a sós.
— Bem, Adriano. Eu peço desculpas pela mentira e o preconceito da minha secretária. No entanto, infelizmente, estou vendo que você não tem condições de saúde para trabalhar aqui. Você está muito debilitado.
— Eu sei. Por isso fiz questão de vir aqui. Vim aqui pra dizer que se tivesse me chamado tão logo mandei o currículo, há três anos, eu teria condições de trabalhar. Mas no ano seguinte descobri um câncer no estômago e depois outro na garganta. Estou fazendo quimioterapia, mas já estou com metástase e fui desenganado.
— Eu dou meus parabéns pela sua força de vontade, mas por que se sacrificou tanto para vir à entrevista, se não tem mais condições de trabalhar?
— Para pedir que você não demore tanto a dar, pelo menos, uma resposta a quem lhe procura. E fale a verdade! Se não gostou do portfólio aponte os defeitos e se gostou contrate logo. Que sirva de lição para os próximos aspirantes a roteiristas. Um deles pode desenvolver um câncer como eu, mas pelo menos terá a felicidade de ter trabalhado no que gosta em seus últimos momentos de vida. Pra mim, agora é tarde demais. Passe bem.

E com as suas muletas, andando bem devagar e sôfrego, Adriano deixa o escritório de Fabiana e a sede da produtora Arruda Films. Meses depois, uma amiga de Patrícia foi contratada como roteirista. Ao mesmo tempo, o sofrimento de Adriano se encerraria.

Fabiana ficou sabendo do destino de Adriano. Disse apenas “coitado” e seguiu sua vida, produzindo e dirigindo um conto do ex-candidato, assinado por Patrícia, que ficou rica e abriu uma produtora concorrente.

* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos” pela Editora Multifoco/Selo Redondezas - RJ. Seu blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário