quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bloomsday


* Por Evelyne Furtado


Eu tinha uns vinte anos quando me interessei pelo escritor irlandês James Joyce e foi absurdamente frustrante para mim quando me disseram que havia um curso ótimo para quem quisesse ler Ulisses, obra maior do autor.

A leitura sempre significou um prazer ao meu alcance, então me assustei com um escritor que exigiria de mim um esforço tão grande para entendê-lo. Ulisses virou um tabu. Não li. Contentei-me em ver filmes sobre a Dublin da época de Joyce e em ler alguma coisa sobre o autor do romance que ganhou um dia só para ele.

Hoje se comemora o Bloomsday. Talvez eu esteja perdendo a melhor obra literária já escrita. Talvez tenham dado a James Joyce uma aura elitista e eu não seja mesmo dessa turma.

Talvez eu ainda leia Ulisses, mas hoje apenas registro a data e imagino a odisséia de Leopold Bloom, o Ulisses da era moderna, pelas ruas de Dublin.


• Poetisa e cronista de Natal/RN

3 comentários:

  1. Interessante, Evelyne.
    Também não li o tão falado " Ulysses".
    Quem sabe você não toma coragem e depois me diz
    se vale a pena ?? (rs )

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem seu tempo, o seu há de chegar.
    Quando acontecer, compartilhe conosco Evelyne.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Tempos atrás Pedro Bondaczuk mencionou essa necessidade de curso para entender James Joyce. Não deixa de ser frustrante para nós que gostamos de Literatura sermos relegados a uma situação de leitores de segunda classe. Concordo com Núbia. Um dia conseguiremos.

    ResponderExcluir