terça-feira, 28 de fevereiro de 2012







Mulher à beira de um ataque de nervos

* Por Evelyne Furtado


No consultório do analista, Carmem choraminga e diz que não agüenta mais sofrer.
- Não sei mais se ele me ama. Há duas noites não durmo, pois não paro de pensar nisso.
- Você poderia descrever o que sente? – pede o analista.
- Sinto o chão se abrir. Como se fosse acabar a alegria na minha vida e não fizesse sentido mais viver.

O profissional a observa. Ela esboça um sorriso tenso, encobrindo a emoção que sente. Uma sombra se instala sobre seus olhos. Ele fala:
- O que a leva a pensar que a vida não terá mais continuidade? Você é perfeitamente capaz de buscar outros caminhos e sabe disso. Já conversamos muito sobre o assunto.
- Eu sei, mas não posso me controlar. O medo vai aos poucos tomando conta de mim. Preciso desse amor, não sei viver sem ele.
- O que mais me impressiona é ver uma mulher tão inteligente se deixar levar assim pelas emoções. Você tem sangue espanhol, minha filha?
- Tenho sim, doutor. Por que o senhor pergunta?
- Nada importante, mas tive a impressão, olhando para você, que estava diante de uma personagem de Almodóvar. Uma mulher à beira de um ataque de nervos e sem nenhum motivo concreto para se encontrar assim.
- O senhor acha que não é um bom motivo ele não gostar mais de mim?
- Não é não, senhora! Deve ter muita gente que gosta de você e por mais que doa, não é por apenas uma pessoa não gostar de você que você deve desistir de viver.

Ela parece refletir. A sombra permanece no seu olhar. Endireita-se na poltrona, olhando para o psicoterapeuta e indaga:
- O senhor nunca sofreu por amor?
O médico não parece se assustar com a impertinência, mas leva alguns segundos para responder.
- Não estou sendo analisado, mas posso lhe dizer que já sofri, sim, mas não morri. Você está me vendo aqui.
- Ah, mas eu sou diferente – disse Carmem, parecendo uma menina mimada.
- Claro que você é diferente, porém tem tanta força como eu. Encontrará uma maneira de lidar com a situação. Eu lhe asseguro.

Ela deixa as lágrimas correrem por seu rosto. Sente-se uma menina abandonada e imagina o esforço que fará para superar mais uma perda. O terapeuta olha-a e diz que é importante encarar essa possibilidade, mas que tudo pode ser fantasia dela. Ele não enxerga com muita clareza as causas que a levaram a acreditar que o namorado não mais gosta dela. Enquanto o ouve, o rosto dela vai se iluminando aos poucos:
- O senhor acha mesmo?
- Acho sim. Espere e não seja tão ansiosa. Pode não ser nada disso.

Agora os olhos de Carmem já brilham de alívio. O sorriso ilumina seu rosto. Pensa que o analista pode ter razão. O tempo acabou, antes que o terapeuta pudesse dizer que não tinha certeza de nada. Que tudo poderia acontecer. Ele ainda tentou, mas a cliente decidida já se despedia.

Ela saiu do edifício com a alma leve e uma expressão inegável de alegria no modo como se dirigia ao seu carro no estacionamento. Dera uma pausa no sofrimento. Ufa!

• Poetisa e cronista em Natal/RN

3 comentários:

  1. O que dizem a nossa volta tem o poder de mudar tudo. Somos muito mais influenciáveis do que nos pareceria razoável. Levantamos ou caímos ao sabor de sons. Sem paixão a vida é insossa, e apaixonados, porém sem correspondência não queremos viver. Pobres de nós.

    ResponderExcluir
  2. As brechas existem, basta estar atento.
    Abraços Evelyne.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que o ataque de nervos ficou só na beira. Embora a esperança dada pelo analista me pareça mais falsa que uma nota de 3...
    Um beijo e boa semana, Evelyne.

    ResponderExcluir