domingo, 27 de novembro de 2011



Os campeões de vendas

O levantamento para se apurar os livros mais vendidos da semana, e apenas em determinada região, já é tarefa gigantesca. Implica em estafante pesquisa junto a dezenas, se não centenas de livrarias. Imaginem país afora! E imaginem, mais ainda, através do mundo!!!

Por mais meticuloso que esse tipo de levantamento seja, é impossível garantir sua exatidão. Ainda assim, essas relações são úteis, por fornecerem um relativo parâmetro, até que razoável, às editoras e aos autores envolvidos. Desses “rankings”, aprecio, particularmente, o elaborado semanalmente pela revista “Veja”, que acompanho há anos. Infelizmente neles nunca constaram meus livros “Lance fatal” e “Cronos e Narciso”. Todavia... não perco as esperanças de algum dia testemunhar esse “milagre”.

Um leitor pede-me algo que raia ao “miraculoso” e que considero impossível. Quer saber se posso pesquisar (e, claro, divulgar os resultados) sobre quais são os livros mais vendidos em todos os tempos e... no mundo! Bem, esses levantamentos semanais, e só no País, são relativamente recentes. Digamos que tenham um século (embora não creia que tenham tudo isso). No mundo, não sei se já foram feitos. Duvido que o sejam.
Ademais, temos que considerar como esse objeto tão útil e necessário (o livro) era considerado num passado ainda recente. Houve tempo, não tão remoto, em que em torno de 70% da humanidade era analfabeta. Além disso, pouquíssimas pessoas tinham acesso a livros que, até meados do século XIII da nossa era – quando da invenção dos tipos móveis, por parte do alemão Johann Guttenberg (de quem dizem que era, entre outras coisas, grande apreciador de vinhos) – era muito diferente do que hoje conhecemos. Não era impresso, óbvio (pois a imprensa não havia sido inventada), mas copiado, exemplar por exemplar, a mão. Por isso... as “tiragens” eram limitadíssimas, de somente algumas dezenas, quando tanto.

Ainda assim, não vou decepcionar (pelo menos não por completo), o leitor que me fez a solicitação, que me parece, na verdade, um capcioso desafio (e claro que é!). Para tanto, porém, recorro à enciclopédia eletrônica Wikipédia, que elaborou uma relação dos 11 livros “provavelmente” mais vendidos em todos os tempos. Claro que excluiu algumas obras que devem ser consideradas “hors concours”.

A principal exclusão, sem a menor dúvida, foi a Bíblia (na verdade uma biblioteca inteira enfeixada em um único volume), que, como se estima, já teria vendido seis bilhões de exemplares mundo afora. Ou seja, quase uma unidade para cada habitante vivo do Planeta (a população mundial atual já passou da casa dos sete bilhões). Outros livros da mesma natureza também não foram considerados, como são os casos do Alcorão e do Livro dos Mórmons, por exemplo.

A propósito dessa relação, baseada na Wikipédia, menciono (antes que me acusem de plágio), o excelente trabalho do site “Livros e Pessoas” (WWW.livrosepessoas.com), com base, também, na citada enciclopédia eletrônica. As cifras mencionadas são meras estimativas (claro) e podem ou estar “infladas” ou “subestimadas”.

Ademais, muitas dessas obras foram reeditadas e continuam vendendo, mundo afora, sem cessar. Portanto, não esperem exatidão, que neste caso, ouso assegurar sem medo de equívoco: é impossível. Todavia, sem mais delongas, vamos ao referido “ranking”. Oportunamente, pretendo tecer ligeiros comentários sobre cada um dos livros citados.

A relação dos “mais vendidos de todos os tempos”, elaborada pela Wikipédia (e reproduzida e comentada pelo site “Livros e Pessoas”) é esta, de trás para a frente:

11º) “O Alquimista” – Paulo Coelho – 1988 – teria vendido mais de 65 milhões de exemplares.
10º) “O Apanhador no Campo de Centeio” – J. D. Salinger – 1951 – mais de 65 milhões de exemplares.
9º) “O Código Da Vinci” – Dan Brown – 2003 – mais de 80 milhões de exemplares.
8º) “O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint-Exupery – 1943 – mais de 80 milhões de exemplares.
7º) “Ela a Feiticeira” - Henry Rider Haggar – 1887 – mais de 83 milhões de exemplares.
6º) “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” – C. S. Lewis – 1950 – mais de 85 milhões de exemplares.
5º) “O Caso dos Dez Negrinhos” – Agatha Christie – 1939 – mais de 100 milhões de exemplares.
4º) “O Sonho da Câmara Vermelha” – Cao Xueqin – Século XVIII – mais de 100 milhões de cópias.
3º) “O Hobbit – J. R. R. Tolkien – 1937 – mais de 100 milhões de exemplares.
2º) “O Senhor dos Anéis” – J. R. R. Tolkien – 1955 – mais de 150 milhões de exemplares.
1º) “Um conto de Duas Cidades” – Charles Dickens – 1859 – mais de 200 milhões de exemplares.

Que esta relação seja, de fato, ao menos minimamente próxima da real, nem Wikipédia, nem o site “Livros e Pessoas” e muitíssimamente eu podemos assegurar. Coincidentemente, no entanto, tenho, em minha caótica biblioteca, todos esses onze livros, os quais já li e alguns já reli mais de uma vez.

Considere, pois, este “ranking” como ele deve ser considerado. Ou seja, como mera especulação ou, se assim o desejar, como simples curiosidade, dessas que constam em almanaques, mas jamais como informação jornalística, pela total, completa e absoluta impossibilidade da devida comprovação. De qualquer maneira, está atendida a solicitação do leitor, que me pareceu desde o primeiro momento (e foi) um desafio à minha capacidade de pesquisa (que sequer é tão grande como ele certamente supõe).

Boa leitura.

O Editor.



Acompanhe o Editor pelo twitter: @bondaczuk

Um comentário:

  1. Adorei a lista de ontem e a de hoje. Mesmo longe de exatidão ambas são importantíssimas. Logo mais irei a um clube de leitura onde teremos uma palestra sobre a Divina Comédia. Li parte o livro, apenas, e espero que depois da aula consiga levar adiante a penosa leitura de 800 páginas de poemas escritos em 1200.

    ResponderExcluir