sábado, 23 de julho de 2011







Pequeno Dicionário de Verbetes – Capítulo 3

* Por João Batista Melo


Moralista
Diz-se da mensagem e/ou do emissor que defende, de forma explícita, opiniões diferentes daquelas do destinatário.

Politicamente Correto
Leitura aplicada a todos os detalhes de um texto com o objetivo de detectar elementos que se contraponham ao discurso dominante nos segmentos formadores de opinião (mesmo quando esses segmentos não praticam o próprio discurso).
Ver Censura.

Conservador
Aquele que pensa de forma diferente de quem define outrem como tal. Assim, o termo pode ser utilizado, por exemplo, em relação a pessoas de qualquer posição no espectro político.
Cf. Conservante.

Vanguarda
Referência à produção dos artistas que estão à frente de seu tempo ou que rompem com os padrões dominantes. Muitas vezes, o termo é ainda usado para designar aqueles cuja obra a própria humanidade, somente com muito esforço e humildade, poderá um dia compreender.

Articulista
Designação do autor que, para suplício dos leitores, pode escrever o que bem entender, desde que conte com o apoio e a tolerância de algum editor.

*Mestre em Multimeios, pela Unicamp, fez crítica de cinema e literatura para diversos jornais e dirigiu os curtas “A quem possa interessar” e “Tampinha”. É autor das coletâneas de contos “Um pouco mais de swing” (Rocco), “As baleias do Saguenay” (Rocco) e “O Inventor de Estrelas” (Lê) e do romance “Patagônia” (Rocco), e participou da antologia “Geração 90: Manuscritos de Computador” (Boitempo).

Um comentário: