quarta-feira, 22 de junho de 2011







Esbarrão suspeito

* Por Lêda Selma

Ouvir, pausar, parar Os idos, ih!... bem idos...! Limiar da década de 70, tempo do fusca, sonho de consumo dos emergentes da classe média, tempo de ditadura vestida de farda – terrível fardo para os brasileiros! – tempo de funcionário do colorblue em alta cotação também no mercado doméstico, o objeto de desejo dos pais, dos aspirantes a sogros e, mais ainda, das donzelas ávidas por serem elevadas à categoria de madame. Ah! e tempo da Seleção Canarinho subir à copa do mundo como tri!
Foi durante um evento cultural que dois candidatos a artista se conheceram. E o curioso por força de um esbarrão. Ele, ainda noviço na arte da fotografia, absorto, admirava seu trabalho exposto, com a inquietude dos estreantes, e não viu a jovem bonita e distraída, de pele e olhos cor de sereno, chegar à sorrelfa, feito sombra, abraçada ao violino. Por pouco, um desastre. Felizmente, o violino saiu incólume. Eles... bem, nem tanto...
Quem disse que o destino não vive de plantão? Alguns bailes, tardes musicais, e batucadas depois, o namoro. E o tempo, acostado na pressa, cumpria sua sina, à revelia de gostos e desgostos, de esperas e expectativas e daqueles dois apaixonados que continuavam carpindo sons, cores e sonhos, com pincéis, cordas e condões.
Certo dia, uma briguinha de pequeno porte, daquelas especialistas em atear fogo à mornidade da rotina, deu o primeiro passo rumo ao casamento. Jeito estranho, porém, nem por isso, invulgar, de se ativar um sim. E, a partir de então, tudo começou a tomar formas. E o tão esperado dia desceu de um sol gordalhufo que anunciava muito calor e nenhum aceno de vento.
A cerimônia, bem simples. E a noite, para fazer bonito, pôs sua imensa e sedutora lua lá no meio da piscina, cercada de flores, luzes, acordes. Como de praxe, o noivo chegou com a pontualidade dos ansiosos, ah! e com a sobriedade dos despojados! No sorriso estreito, indícios da emoção a caminho. Os olhos vistoriaram logo o melhor lugar para o tripé a beirada da piscina. Finalmente, a noiva. Para não fugir à tradição, atrasada, saiu do carro pelas mãos do atarantado pai.
Linda, esbanjava toda a sua morenice esguia no vestido longo e de um vermelho rutilante. Ah! e o complacente decote a exibir um colo de insinuantes dotes e de encantos muitos! Na cabeça, flores do campo. Nas mãos, só o violino. Enquanto tudo se ajeitava, o noivo postou-se, compenetrado, à frente do tripé. Mexeu em algo, ajeitou um detalhe, como se testasse sua paciência ou algo ainda escaramuçado, e arrumou a flor branca na lapela.
Não me deixei confundir. Todo aquele aparato inusitado instigava-me a intuição. Imaginei de pronto que uma cena incomum prometia grandes surpresas. Sorrateiramente, a noiva, abraçada ao violino, aproximou-se do amado, e teve a ideia carinhosa de surpreendê-lo, pelas costas, com um chamego. Foi aí que mais um esbarrão desconcertante se interpôs entre eles, e o pior, arremessou-a piscina adentro.
Uma gritaria sem precedentes, acode, acode, e a noiva, totalmente encharcada, naquele vestido murcho e de vermelho alterado, erguia o violino como se o hasteasse e, desesperada, implorava pelo imediato resgate. à moda atabalhoado, o noivo, entre perplexo e em transe, ativou os pulmões e, aos gritos - Nem ousem tirá-la daí. Eu os proíbo! E você, querida, fique como está, por Deus! Esta é minha grande chance como fotógrafo, e vou agarrá-la com flashes e focos. Será minha obra-prima! Que o casamento espere um pouco!
E, entre dentes, o noivo, que vivia seu momento fotográfico de glória, comemorou Nem só de sim vive um homem também de sorte! Hum!...que eficiente meu esbarrão proposital...! Verdadeiro furo fotográfico. Tudo pelo amor... à arte, naturalmente!

• Poetisa e cronista, licenciada em Letras Vernáculas, imortal da Academia Goiana de Letras, baiana de Urandi, autora de “Das sendas travessia”, “Erro Médico”, “A dor da gente”, “Pois é filho”, “Fuligens do sonho”, “Migrações das Horas”, “Nem te conto”, “À deriva” e “Hum sei não!”, entre outros.

Um comentário:

  1. Graça tem de ler, mas não de viver. Cair na piscina no dia do casamento? Somos tão sádicos que ainda achamos graça.

    ResponderExcluir