terça-feira, 29 de março de 2011


Autismo


* Por Letícia Nascimento


"Nunca fomos tão observados quanto hoje. A cada minuto somos julgados, comparados e cobrados por todos os lados. Eu cansei do olhar pessimista e impiedoso alimentado por interesses variados. Motivados por boas ou más intenções, eu o dispenso. Quero o olhar generoso que acaricia e valoriza" (Evelyne Furtado).


Ao ler o texto da Evelyne Furtado no Literário encontrei as palavras que precisava escrever para dizer o que ando sentindo nos últimos meses. Uma vontade louca de ficar só. Vida autista? É às vezes tento.

Menos pessoas, menos julgamentos. Apenas o que realmente faz sentido tem espaço neste meu mundinho faz de conta. Pessoas especiais, livros que me inspiram o romance e músicas que me fazem lembrar momentos bons.

Seleção talvez seja a palavra que encontro para esta fase. Selecionar apenas o que faz bem, que me leva ao bem maior que é estar em paz comigo mesma. Em busca de um olhar generoso que acaricia e valoriza, como disse a Evelyne.


• Jornalista

2 comentários:

  1. Quando nos damos conta de que, quem cobra
    também deve,
    quando nos entendemos com aquele ser aturdido
    que vive dentro de nós...passamos a nos querer
    bem, nos aceitamos e nos perdoamos.
    Quando isso acontece, aquele que cobra "embaça"...
    Aquele que aponta, esvanece...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. No autismo há dificuldade de trocas afetivas. O seu texto emociona, e mesmo querendo isolar-se, sem querer se expõe.

    ResponderExcluir