sexta-feira, 16 de abril de 2010


A poesia “rouca” das ruas

Caríssimos leitores, boa tarde.
Os políticos, notadamente os populistas, quando querem justificar determinado projeto de lei e encontram oposição, principalmente da direita, dizem que seus adversários deveriam “ouvir a voz rouca das ruas”, ou seja, os clamores populares, para adotarem as medidas requeridas pela maioria imensa da população, aquela faixa mais pobre dela que raramente é ouvida. O mesmo se pode dizer em relação à poesia.
Sempre que se exagera no academicismo – a ponto de tornar textos supostamente poéticos em obscuras criptografias, como aquelas mensagens cifradas dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, sem significado lógico e inteligível a não ser para meia dúzia de “iniciados”, que por mais que se tente decifrar, não se consegue – pensa-se, de imediato, no cidadão comum, naquele sem grande (ou até sem nenhuma) instrução, mas que tem visão de vida notável e talento inato de poetar.
Para estes eu digo que deveriam ouvir a “poesia rouca das ruas”, aquela espontânea, lógica, com metáforas criativas e emoção borbulhando. Muitos críticos e acadêmicos torcem o nariz para esse tipo de literatura e sequer o levam em consideração na redação da história literária de uma cidade, um Estado ou mesmo do País. Deveriam levar.
O escritor J. R. Almeida Pinto, em seu livro “Poesia de Brasília – duas tendências”, levou isso em conta. E classificou os poetas de rua de “marginais” (sendo que a marginalidade, neste caso, óbvio, não foi tomada em sentido pejorativo, mas no de caracterização dos que “poetam”, à margem do status vigente). Para fundamentar sua análise, escolheu quatro autores de cada tendência, analisando seus respectivos poemas.
Entre os que fazem poesia que ele classificou de “culta” – ou seja, os que primam pela linguagem erudita, temática universal, detêm elevado status face à cultura local e têm concepção positiva sobre o significado da poesia em nossa vida e importância dos poetas para a literatura – selecionou: Anderson Braga Horta, Domingos Carvalho da Silva, Marly de Oliveira e Cassiano Nunes. Entre os que classificou de “marginais”, destacou Nicolas Behr, Francisco Alvim, Eudoro Augusto e Luís Turiba. E é sobre este último que me proponho, hoje, a tecer algumas considerações.
Preliminarmente informo que, como boa parte dos escritores de Brasília (e a maioria da sua população), nosso personagem não é brasiliense de nascimento, mas de adoção, e, portanto, de coração. É pernambucano, posto que criado no Rio de Janeiro, onde se destacou na imprensa. Mudou-se, de “mala e cuia”, para a Capital Federal em 1979. Foi a trabalho. Gostou, porém (diria que se apaixonou) da cidade e por lá ficou.
Luís Turiba é, antes de tudo, jornalista. Como tal, trabalhou, ainda no Rio de Janeiro, em “O Globo” e na revista “Manchete”. É, também, agente cultural, além de refinado sambista, havendo composto vários sambas, posto que não muito conhecidos do grande público.
Em Brasília, trabalhou na sucursal da “Gazeta Mercantil” e nos jornais locais “Jornal de Brasília” e “Correio Braziliense” (onde cobriu, entre tantos outros fatos relevantes da história recente do País a campanha “Diretas-Já” e a última eleição presidencial indireta, ou seja, a de Tancredo Neves.
Luís Turiba fundou, na Capital Federal, a revista de poesia experimental “Bric-a-Brac”. Quem quiser conhecê-lo melhor pode acessar o “Blog do Turiba” (http://blogdoturiba.blogspot.com). Ali encontrará, entre outras coisas, parte da sua intensa produção poética. Recomendo essa “visita”.
Quando lançou o seu “Livro na rua”, a Thesaurus Editora apresentou-o como “culturalmente fruto de um caldo político-existencial que vem se derramando pelo Planeta Terra”. Sua poesia tem coisas como o poema “Bico da torre”, que diz: “A sombra do bico da torre na terra/faz o ponteiro/que marca o preciso momento e o destino/da gente se amar.//São flocos de nuvens que pairam/no céu de Brasília/dão na vista textura arquitetura obra de artista.//São blocos caiados de branco/banhados de chuva e de luz/necessidade nessa cidade/de afeto é o que conduz//Me induzo a ficar a pensar/que sou o céu.//E o bico da torre é a antena/que marca o momento apenas”.
Gostaram? O livro de Turiba tem, também, poemas curtos, telegráficos, como este “Flagrante”: “Lágrima na floresta/testemunha sexo selvagem/entre a motosserra e a árvore”. Ou como este “Garota do parque”: Toda vez que estou/no parque/e você passa/no seu compasso/de graça/todo o parque/se disfarça/em farta passarela./Tudo pira/tudo paira/à tua espera/do pedalar/da sandália/ao coração/da donzela/sopra o verde/só pra o parque/sopra o tempo/sopra e late/só pra ela/toda vez que/você parte/... já era...”. Há, ainda, poemas como esta “Conexão amazônica”: “Sou selva una/querem-me toras.//Se viva, verde/se morta, dólares”.
Como se vê, a característica de Turiba é a irreverência e o humor. Brincando, diz coisas sérias, que muita gente tem preguiça ou medo de dizer. Diz, por exemplo, coisas como estas de “Na gira da girafa”: “Como são gostosas as girafas/olham as estrelas de frente/conversam nos olhos de Deus/penteiam em plenas nuvens/os cílios de Carmem Miranda/& aquelas antenas a ligá-las/aos desfiles das savanas/são gêmeas das senegalesas/na altura, na graça & beleza/as pernas mais altas da África/são retilíneas, falsas magras/as curvas cheias de carne/quadris de Naomi Campbell/o andar de Gisele Bündchen/são afro-pop as top models/sacodem as bundas a valer/tão nuas em seus pijamas/de listras lindas & leopardas.//ouvi dizer que elas dormem/dez minutos a cada hora/também pudera, natureza mátria/com aquele pescoço quilométrico/(que um dia ainda vou beijá-lo)/um cochilo (ah!!!) faz descansá-lo/assim sendo ofereço-lhes/um espaço de pouca mata/não tão afro como a África/mas confortável & afável/numa posição de vanguarda/aceitem pois minha pauta/um convite, um cheque-mate/venham cumpridas girafas/(e isso não as desagravam)/dormir em minhas gravatas/o sono de quem lida em altas/nada custa, é puro charme”.
Gosto de poesias assim!! Divirto-me com elas e ainda de quebra, elas me fazem refletir. Não importa que não sejam eruditas. Quando for preciso, às favas com a erudição! Marginal?! Uma ova!! É, sim, criativa, viva e original. É poesia com “P” maiúsculo”!!!

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. Bonitas mesmo, coloridas
    e cheias de vida.
    Parabéns pelo texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ao lê-las, sinto uma quebra na contemplação, ao surgimento de palavras populares. Apreciei mais a que fala dos dólares.

    ResponderExcluir