quinta-feira, 25 de março de 2010




A mão que balança a navalha

* Por Fernando Yanmar Narciso

Tem coisas que fazemos por impulso ou por loucura. Semana passada, optei pela alternativa B. Passei a quinta-feira toda enrolando para ir podar a cabeleira. Estava de saída para BH – meu lugar favorito depois de minha casa – no dia seguinte.

Fazer barba e cabelo às 6 da tarde, no fim do expediente, é uma tarefa árdua, concordam? Tem uma fila enorme de mulheres, e nenhum cabeleireiro livre, mas naquele dia encontrei Gilson desocupado. Ele é o profissional que corta meu cabelo desde quando eu me “sentava” na cadeirinha de Pato Donald.

Toda vez que ele exerce sua função, recusa-se a fazer a minha barba. Nunca entendi o motivo. Ele sempre diz que não sabe fazer essa parte do serviço, o que não faz sentido nenhum, afinal ele não vê problema em brandir uma navalha pra fazer o “pezinho” do cabelo. Os outros colegas dele, que eu apelidei carinhosamente de Seu Madruga e Nhonho, me fazem a barba de graça, mas os dois já haviam saído.

Voltar pra casa com a barba sem fazer não constava no meu cardápio, então resolvi tomar uma atitude de homem – que talvez devesse ter tomado há mais tempo: fui à barbearia pé-sujo que fica duas ruas acima, afinal de contas, macho que é macho vai em barbeiro e ,quando não o encontra, faz a barba com martelo e talhadeira. Saca, aquelas barbearias “podronas”, que a gilete-navalha parece de chocolate de tão enferrujada? Antes essa fosse uma delas...

Quando cheguei lá, o dono já fechava a porta. Quase implorei pra ele fazer o serviço, no que ele acabou topando, não sem antes fazer cara de Neandertal quando a carne acaba. O sujeito era baixinho, afogado no próprio suor, com cara de quem comeu e não gostou, e pra coroar, o cabelo dele lembrava vagamente o do barbeiro canibal Sweeney Todd. Passei 20 minutos de olhos esbugalhados, acompanhando cada deslizamento da navalha e o humor do barbeiro em tensão máxima, quase rangendo os dentes de apreensão. Eu cheguei a ouvir a musiquinha de suspense na minha mente. Uma hora ele não agüentou e perguntou o que eu tanto olhava.
- Nada, é que você não sabe o pavor que eu tenho de navalha! – tentei disfarçar.

Quando passou a peça pela última vez, e eu já me preparava pra saltar fora da cadeira, mas ele me disse: Peraí, falta a segunda demão! Como eu não estava na condição emocional de retrucar – ou seja, desarmado –, não tive outra escolha a não ser voltar à posição anterior. Finda a função, larguei dois reais na bancada e saí correndo com a cara ainda com espuma. Antes de voltar lá, preciso passar por pelo menos dez lições de virilidade, ou então voltar ao Prestobarba.

* Fernando Yanmar Narciso, 26 anos, formado em Design, filho de Mara Narciso, escritor do blog “O Blog do Yanmar”, http://fernandoyanmar.wordpress.com

2 comentários:

  1. Cabra macho!!!!
    Eu chamo isso de coragem e ainda te digo mais
    deu muita sorte. Eu já não tive a mesma sorte
    que você, cortei meu cabelo com um açougueiro
    afetado que me deixou "suruca" e ainda picotou minha orelha...mas são águas passadas o cara ficou louco e já foi para a terra dos pés juntos.
    Adorei Yanmar.
    Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não sei de onde vêm essas graças todas que você escreve. Sempre sorrio, desde aqueles sorrisos meio amarelos, até os abertos e barulhentos.

    ResponderExcluir