segunda-feira, 22 de março de 2010




Abaixo a ditadura da estética!

* Por Aliene Coutinho

Ele sorriu. Eu vi. Mil coisas passaram pela minha cabeça. Há quase um mês não ia à academia, havia deixado a dieta de lado, e a calça jeans por pouco não passou das coxas. Ele sorriu. E foi para mim. Seria realmente possível? Lembrei dos pôsteres e fotos das estrelas do cinema e da TV guardados embaixo do colchão e que em noites de pouca resistência às caixas de chocolate, olhava na esperança de um dia parecer com elas. Eram magras, elegantes. Com certeza, manequins 36, no máximo 38.

Mas, ele sorriu para mim. Não dava para acreditar. E ali mesmo, perto dele, mulheres se apinhavam, cada uma mais bonita que a outra, cada uma mais magra que a outra. Algumas turbinadas, mas sem um centímetro de gordura em excesso. Virei para trás, para o lado, e ele insistia em me olhar. Contei até dez, não podia perder a chance e devolvi o sorriso. Ele levantou e veio em minha direção.

Euzinha, sem plástica, sem silicone, e com anos de terapia sem muito resultado. A cada dia enfrentava menos o espelho. Da cintura para baixo nem pensar. Por sorte, e genética, apesar dos quilinhos a mais meu rosto não parecia uma lua cheia. Meus seios eram proporcionais e durinhos. Considerava minha boca e olhos até bem razoáveis, e se recebi elogio na vida foi pelo meu sorriso: largo, pontilhado de dentes brancos e perfeitos. Mas o resto...Bunda grande, pernas grossas. Sempre foi assim, uma briga contra a balança.

Quando criança não podia comer doces e balas. Nada de massa. Refrigerante jamais. Aprendi a engolir pão integral, queijo branco, iogurte, leite desnatado e adoçante. Brigadeiro, bolo, chocolate eram digeridos às escondidas e depois eu corria para o banheiro para jogá-los fora, com toda culpa do mundo por estar fugindo das regras e dos padrões. Se eu ligava a TV, lá estava ela, magra. Se ia ao cinema, lá estava ela, magra. Se folheava revistas ou mesmo gibis, lá estava ela, magra. Eu tinha certeza: para ser bonita, e aceita, eu também teria de ser magra.

Mas ele sorriu para mim. Não foi para mais ninguém. Caminhava com passos firmes, sentou de frente. Eu nunca havia me visto nos olhos de alguém como me vi naquele momento. Olhos verdes, expressivos, contrastando com a pele morena. Eu me permiti ser observada em cada detalhe e não tive vergonha de ser o que era. Desde então passei a acreditar que o jeans apertado tem lá seu charme e que só mulher sabe o que é celulite e culote. E antes que eu termine: sabe os pôsteres e fotos que eu guardava? Joguei no lixo. Tirei uma foto corpo inteiro, coloquei numa moldura e pendurei na parede do quarto.

* Jornalista e professora de Telejornalismo

2 comentários:

  1. Geralmente culpamos a sociedade por
    esse massacre e pela cobrança de uma
    estética padronizada. Quando o mais
    importante é se amar e se aceitar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não entregar os pontos, é certo, mas entender que um meio termo, ou até mesmo um termo inteiro pode ter seu charme. Aceitar o que nos mostra o espelho é um ótimo início. Temos de entender que há coisas inalcansáveis, e amores possíveis. O clichê pode cansar. Tento, mas não consigo convencer algumas gordinhas dessas considerações. E se elas querem, eu as ajudo a emagrecer.

    ResponderExcluir