quinta-feira, 28 de janeiro de 2010




Difícil talento V

* Por Gustavo do Carmo

Agostino levantou-se do banquinho do balcão, deixou uns trocados para pagar o refrigerante e se preparava para deixar o botequim quando teve o braço segurado pela mulher que bebia.
— Peraí! Tu quer trabalhar mesmo? Me leva pro trabalho porque eu já estou tonta. Eu te apresento ao Moreira, meu patrão, te explico o meu trabalho e você o termina pra mim. Depois tu me leva pra casa, tá resolvido?
— Está, mas me diz o seu nome, por favor?
— Martina.
— Prazer, Agostino.

Meia hora depois Martina chegou ao trabalho, uma pequena corretora de imóveis no quarto andar de um prédio comercial na Rua São Clemente. Com voz embriagada ela se aproximou de sua mesa, onde estavam vários papéis bagunçados, dois copos cheios de canetas e clipes, um monitor de computador e um telefone com fio. Explicou:
— Ó, tu vai ter que atender o telefooone. Arrumar esses papéeeis e fazer essas cooontas aqui. Pode começar ffffazendo agora que eu vou dar uma dormiiida aqui no sofá para tu me levar depois em casa.

Enquanto Martina mal conseguia se equilibrar de pé, o gerente Moreira saiu de sua sala bufando e berrando:
— MARTINA! VOCÊ VOLTOU BÊBADA DO ALMOÇO DE NOVO?!
— Voltei sim! E daí? Vou trabalhar bêbada para não me estressar com as suas cobranças! Tu é muito chato!
— MAS NÃO VAI MESMO! VOCÊ ESTÁ DESPEDIDA!
— Ooooba! Não preciso mais aturar a sua cara. Aliás, eu só voltei aqui para pedir demisssão e indicar esse meu amigo, o Dezembrino, para o meu lugar. Ele é inteligente, tem estudo e é comunicativo.
— É Agostino, senhora.
— Ah! É tudo mês do ano! Mas senhora é a sua mãe.

Mais cordial, Moreira pede para Agostino:
— Você me faz um favor? Leva essa alcóolatra pra casa dela? Amanhã o senhor pode voltar aqui e fazer um teste.

Martina saiu cantando “O Bêbado e o Equilibrista”, de Elis Regina.


* Jornalista e publicitário de formação e escritor de coração. Publicou o romance “Notícias que Marcam” pela Giz Editorial (de São Paulo-SP) e a coletânea “Indecisos - Entre outros contos” pela Editora Multifoco/Selo Redondezas - RJ. Seu blog, “Tudo cultural” - www.tudocultural.blogspot.com é bastante freqüentado por leitores



Um comentário:

  1. Enxergar talentos onde não existem
    e o pior, levar os outros a acreditarem nisso
    tornando a decepção bem maior.
    Abraços

    ResponderExcluir