quarta-feira, 30 de dezembro de 2009




Página virada

* Por Sayonara Lino

Amanhã, a última folha do calendário do ano de 2009 será mais uma página virada e o ideal seria que nos tornássemos folhas em branco que pudessem conter novas histórias, mais interessantes e significativas.

Sempre considerei a virada do ano um grande acontecimento, onde algo transformador pudesse finalmente ser concretizado, mágoas pulverizadas, rancores dissolvidos, fúrias aplacadas, boa-venturança chegando, trazendo novos desafios com uma esperança turbinada e esse menu de sensações que fazem muito bem aos corações, especialmente os das pessoas mais intensas . Já que sonhar é gratuito e fomenta nossas conquistas, ainda não havia desconsiderado a possibilidade de que tudo isso pudesse de fato realizar-se com uma simples mudança de data.

A tal reforma íntima, a mudança que tantos almejam, não pode ser feita assim, em um piscar de olhos, ou como quem troca de roupa para aguardar a virada em contagem regressiva. É construção paulatina, cheia de percalços, avanços e regressos, alegrias, tristezas e muita obstinação. É necessário tapar os ouvidos às más sugestões, aos comentários alheios de que não será possível alcançá-la. Tais pessoas simplesmente não despertaram para isso.

Minhas ilusões de uma transformação a curto prazo não existem faz muito tempo, mas continuo mantendo viva a esperança de que a cada dia, ainda que errando, a transformação nos impulsione para a concretização do que sempre desejamos ser.

“Cortar o tempo
(Carlos Drummond de Andrade)

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente”.

* Jornalista, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atualmente finaliza nova especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais, pela mesma instituição. Colunista do portal www.ubaweb.com/revista.

4 comentários:

  1. Gosto da virada do ano, simplesmente por ver
    nas pessoas um sopro de esperança.
    No mais é só uma data, a revolução se dá dentro
    de nós.
    Beijos Sayonara, Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Núbia, concordo cm vc! Beijos e ótimo 2010!

    ResponderExcluir
  3. Boa injeção de ânimo para os céticos e desanimados em geral criarem, se não alma nova, pelo menos uma fagulha de esperança nas medíocres vidas.

    ResponderExcluir
  4. Reinventar-se e renovar-se é sempre necessário, embora não seja tarefa fácil! Abraço!

    ResponderExcluir