quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Momento de fazer um balanço

C
aríssimo leitor, boa tarde.
Este penúltimo dia de 2009 é um momento oportuno para você fazer uma espécie de balanço, uma criteriosa avaliação do que fez, planejou ou deixou de fazer, de janeiro para cá.
Esse procedimento é útil até para você saber em que pé está sua vida. Essa espécie de retrospectiva, esse tipo de revisão, é oportuníssima principalmente para você detectar os possíveis erros cometidos ao longo do ano, mas não para lamentar, porquanto lamentações são mera perda de tempo, mas para prevenir e não tornar a cometê-los em 2010.
Em contrapartida, é mais do que oportuno relacionar os vários sucessos obtidos e comemorá-los de novo. Certamente, você já os celebrou quando aconteceram. O que é bom, porém, deve ser sempre lembrado, até para servir de parâmetro para a busca de novos e crescentes êxitos.
Da minha parte, não farei nenhum balanço, não formal pelo menos, do Literário. Apenas lembrarei alguns fatos que nos servirão de referenciais no ano vindouro. Em março de 2009, quando celebrávamos nosso terceiro aniversário, fomos surpreendidos pela direção do portal que nos cedia espaço para a publicação dos nossos textos, que nos comunicou que, a partir de então, deveríamos nos transformar em um blog, gerenciado por aquela organização.
Não concordei. Encarei aquela atitude como uma espécie de “despejo”. Após consulta aos colunistas, ficou decidido que nos mudaríamos para “casa própria”, com todas as desvantagens e riscos que isso implicava.
Como eu já tinha um espaço no Blogspot, o meu blog “O Escrevinhador” (que provavelmente vocês desconhecem, pois nunca convidei e nem induzi ninguém a acessá-lo por não gostar de misturar as coisas nem de me valer de determinadas circunstâncias para obter algum tipo de vantagem), transferi o Literário para cá.
A transferência ocorreu em 6 de abril. Confesso que estava cético, na oportunidade, a respeito da nossa continuidade. Não acreditava que a mudança daria certo. Já estava com o espírito preparado para um eventual fracasso do nosso empreendimento e vê-lo morto e sepultado. .
Aos poucos, porém, as pessoas foram chegando à nossa nova casa. O número de seguidores foi aumentando. As “visitas” também cresceram de forma exponencial. E chegamos a esta data, a este 30 de dezembro de 2009, com quase 47 mil acessos, o que não deixa de ser façanha digna de comemoração, se levarmos em conta que se trata de um espaço voltado exclusivamente para Literatura.
Fosse um blog político, esse número seria considerado muito pequeno. Mas, para as nossas características, é uma quantidade muito acima das nossas mais otimistas expectativas. E a tendência, sem dúvida, é a de crescimento.
Não tive tempo, ainda, de contatar a maioria dos freqüentadores do Literário quando ele estava no espaço anterior. Como minhas férias estão próximas, pretendo fazê-lo, tão logo entre no seu gozo.
Tenho certeza que a maioria absoluta passará, também, a freqüentar nossa nova casa (já não mais tão nova assim), a partir do momento que for cientificada da nossa mudança. Essas pessoas acham que o Literário se extinguiu. Felizmente, não foi o que aconteceu, não é mesmo?.
Simultaneamente, aproveito para renovar meu apelo a todos vocês, no sentido de trazerem parentes e amigos para o nosso espaço. Como vocês certamente não se arrependeram de se juntar a nós, tenho certeza que seus convidados também não se arrependerão.
Da minha parte, prometo o mesmo empenho que dediquei até aqui ao Literário e redobrar meus esforços para trazer-lhes sempre o que há de mais atual e da melhor qualidade nesse mundo das letras que tanto amamos.
Continuaremos, por outro lado, com nossas portas abertas, ou melhor, escancaradas, para dar oportunidade a excelentes escritores que, por circunstâncias várias, estão escondidos e sem chances de mostrarem suas produções.
Com a ajuda de todos vocês, tenho certeza de que faremos história. Não tenho dúvidas de que nos constituiremos, se não no melhor, pelo menos em um dos melhores espaços, totalmente voltados para a Literatura, da internet.

Boa leitura.

O Editor.

2 comentários:

  1. Vida longa para o Literário!
    Feliz Ano Novo a todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A partir dessa convocação poderemos fazer um convite de ano novo para toda a nossa lista. Isso poderá amplificar ainda mais o nosso apelo e nesse eco vamos ver a casa se encher,o que nos fará ainda mais animados com o nosso espaço.

    ResponderExcluir